8 maneiras de melhorar a experiência de compra no e-commerce

8 maneiras de melhorar a experiência de compra no e-commerce

Sempre que você vai à sua loja favorita, você provavelmente é recebido por um vendedor amigável que está disposto a ajudá-lo a escolher o melhor produto com base em sua necessidade.

Eles levam em consideração seu orçamento e resolvem quaisquer dúvidas que você possa ter durante o processo. No final, você faz uma compra e sai da loja feliz, uma experiência satisfatória para o cliente offline.

A experiência do cliente é o meio pelo qual uma marca se comunica com seus clientes em todas as etapas da jornada do comprador. À medida que a pandemia avançou, lojas físicas, e também os e-commerces, tiveram uma grande oportunidade de criar novas maneiras de fazer com que seus clientes continuassem comprando.

Uma boa notícia é que as taxas de conversão podem aumentar consideravelmente melhorando a experiência do cliente. Neste artigo, veremos 8 maneiras pelas quais você pode melhorar a experiência do cliente em seu e-commerce.

1. Encante seus clientes

As organizações que entendem a importância de reter clientes, trabalham duro para fornecer uma experiência de cliente perfeita para seus consumidores já existentes. Algumas ideias de encantamento do cliente para e-commerces são:

  • Recompensa por e-mail ou pontos de fidelidade depois que os clientes compram produtos, que podem ser resgatados posteriormente;
  • Envie e-mails de agradecimento após as compras.
  • Implemente um programa de fidelidade que trará benefícios tanto para seus clientes existentes quanto para novos compradores;
  • Envie brindes, se fizer sentido com a sua estratégia, junto com o pedido para seus clientes mais fiéis.

Outra boa dica é enviar um formulário do Google e pedir aos seus clientes que deixem comentários e sugestões tanto da experiência de compra na sua loja, quanto com relação aos produtos.

2. Surpreenda seus clientes

Os compradores online gostam de surpresas. Você pode apresentar surpresas durante a jornada de compras para aprimorar a experiência do cliente.

Você pode oferecer frete grátis, por exemplo, e melhorar ainda mais suas vendas implementando essa estratégia de forma um pouco diferente. Em vez de ser descarado sobre isso, mencione-o durante o processo de checkout. Isso incentivará o comprador a comprar de você novamente e ajudará a espalhar sua marca entre seus amigos.

Você também pode usar essa estratégia para o carrinho abandonado. Em vez de enviar aos seus compradores os típicos e-mails “Sentimos sua falta”, surpreenda-os com um incentivo para concluir a compra.

3. Construa uma comunidade

Uma comunidade é um grupo de pessoas que são fãs obstinados ou leais aos seus produtos. É o resultado final de tudo que você faz, representa e defende como marca. Os membros da comunidade são defensores de seus produtos. A mídia social e o e-mail são dois dos canais mais potentes para construir uma comunidade.

Dica: Você pode incentivar sua comunidade a deixar comentários e classificações em suas páginas de produtos.

4. Melhore seu jogo de mídia social

A mídia social permite que as marcas de e-commerce projetem sua voz de marca única. Se não for viável para você ter uma pessoa de mídia social dedicada no momento, reserve um tempo específico todos os dias para responder às dúvidas dos consumidores relacionadas à sua loja.

5. Siga uma estratégia de conteúdo impactante

O objetivo do marketing de conteúdo é ajudar seus compradores a resolver seus maiores problemas. Você pode incorporar postagens de blog, dicas, entrevistas, vídeos e infográficos relacionados aos produtos que vende.

Por exemplo, se você administra um e-commerce focado em produtos de moda, pode criar conteúdo que dê conselhos de estilo, dicas, tendências de moda etc.

Dica: Sempre planeje isso em um calendário de conteúdo!

6. Cuide do seu processo logístico

Isso significa tanto a experiência do cliente do check-out com relação à entrega, até a chegada do produto em sua casa.

Ou seja, cuidados como deixar claro o prazo de entrega, o valor do frete e políticas de devolução, podem ajudar o seu cliente a finalizar a compra sem dúvidas quanto à entrega e se sentir mais seguro.

Após o pedido feito, é preciso oferecer ao seu cliente, transparência e visibilidade na entrega, dessa forma ele sabe em qual estágio seu produto está, se já saiu para entrega e pode até se programar para ficar em casa esperando, sem inconveniência e sem sobrecarregar a sua equipe de atendimento.

Leia também: Tracking Estoca: ainda mais visibilidade para seus clientes 

6. Ofereça uma experiência omnichannel ao cliente

Seus clientes estão presentes em todos os canais da internet. Você também deveria estar! Entregar uma experiência de cliente omnichannel bem-sucedida é o caminho certo a seguir!

O marketing omnichannel pode melhorar muito as conversões. Certifique-se de que os detalhes de contato necessários, como endereços de e-mail e detalhes de contato, estejam claramente visíveis em seu site.

Incorpore chat ao vivo e widgets em seu site que permitem que você se comunique com seus clientes em tempo real. A evolução dos chatbots tornou mais fácil para o departamento de atendimento ao cliente estar disponível 24 horas por dia e automatizar as respostas às perguntas mais frequentes.

7. Personalize a experiência do cliente

Estamos na era da personalização. E-mails personalizados não são mais suficientes. Você precisa personalizar a experiência de compra ao longo da jornada do comprador, com base em diferentes variáveis. Faça uso de mecanismos de recomendação para sugerir recomendações personalizadas de produtos com base na localização, compras e histórico de navegação do usuário.

Além disso, os e-commerces também podem usar pop-ups de intenção de saída, descontos, mensagens de carrinho abandonado etc.

Conclusão

A concorrência acirrada saturou o aspecto do produto e do preço de todas as organizações.

Os clientes não se contentam mais apenas com uma excelente oferta de produtos. Para ficar à frente da concorrência, você precisa de uma oferta omnichannel exclusiva que o diferencie dos demais e-commerces.

Fornecer uma experiência incrível ao cliente por meio do seu e-commerce é uma maneira infalível de ajudá-lo a conseguir exatamente isso.