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Avaliações no e-commerce: saiba porque elas são tão importantes

Mãos de uma pessoa digitando em um notebook

Você já refletiu sobre o quanto as avaliações no e-commerce podem ser vantajosas à sua marca? Talvez a seguinte situação já tenha acontecido com você: ao buscar por um produto na internet, você acabou entrando em uma loja e recorreu à seção de comentários para tirar dúvidas sobre o que estava procurando – seja sobre o tamanho, material ou entrega. Segundo uma pesquisa da Edge by Ascential, 97% dos consumidores dizem que avaliações em sites influenciam na decisão de compra. 

Qual a importância das avaliações no e-commerce?

As avaliações no e-commerce são essenciais para uma experiência de compra positiva, ajudando tanto consumidores quanto lojistas. Vamos explorar algumas das principais vantagens:

Promovem o aumento das conversões

Consumidores indecisos – ou rigorosos – tendem a fazer mais pesquisas antes de realizar uma compra online, buscando o máximo de informações possível para sanar todas as suas dúvidas. Ao encontrarem feedbacks positivos, avançam na jornada de compra até a conversão final. Segundo a Horizon Research, 85% dos consumidores analisam comentários antes da compra, e para 74%, ter esses reviews é fundamental para qualquer decisão.

Geram confiança aos consumidores

Pessoas que nunca consumiram seus produtos podem se sentir inseguras quanto à entrega, qualidade e adequação do produto. No e-commerce, onde os consumidores não podem experimentar a mercadoria, essas desconfianças são mais frequentes. Oferecer um espaço para avaliações e até mesmo upload de fotos reais do produto, demonstra transparência e ajuda a reduzir essas hesitações.

Aumentam o engajamento com a marca

Elogios são uma forma de propaganda gratuita. Publicar avaliações no e-commerce atrai pessoas que se identificam com os valores da marca, aumentando o engajamento e a fidelidade desse cliente. Quem comenta aprecia ser ouvido e valoriza a postura ética da empresa, o que pode motivá-lo a realizar novas compras.

Te ajudam a entender o que deve ser melhorado

Feedbacks negativos são oportunidades valiosas para otimizar processos e melhorar produtos. Analisar críticas ajuda a identificar erros e problemas, e se adequar às expectativas dos consumidores, coletando dados importantes sobre seu público.

Evitam a abertura de tickets de reclamação e dúvidas

Muitas dúvidas podem ser resolvidas diretamente nos reviews deixados por outros clientes, reduzindo a carga dos canais de atendimento e permitindo que a equipe se concentre em itens mais sérios no dia a dia..

Diminuem trocas e devoluções

Quando os clientes têm acesso a informações detalhadas e confiáveis antes da compra, eles tendem a fazer escolhas mais certeiras, reduzindo possíveis trocas e devoluções. Isso aumenta a satisfação dos clientes e economiza recursos e energia com a logística reversa.

Como melhorar as avaliações no e-commerce?

Incentive os comentários

Envie questionários por e-mail após a entrega, pedindo avaliações sobre o processo de compra e o produto. Ofereça recompensas, como descontos na próxima compra, para incentivar os clientes a deixarem reviews.

Não dificulte o processo

Evite formulários extensos e complexos. Utilize ferramentas que automatizam e facilitam o processo de avaliação no e-commerce, tornando-o mais acessível e ágil.

Prova social e tomada de decisão informada

A prova social é um poderoso gatilho mental. Avaliações positivas servem como atestados de confiança, influenciando outros clientes. Além disso, permitem que os consumidores tomem decisões informadas, baseadas em experiências reais de outros usuários.

Reputação da marca 

Uma caixa de comentários bem monitorada melhora a reputação da sua marca, mostrando transparência e compromisso com a satisfação do cliente. Feedbacks também ajudam a aperfeiçoar processos de atendimento e entrega.

Como a logística pode ajudar nas avaliações no e-commerce?

Sabe uma coisa que impacta nas avaliações de clientes? A logística. Afinal, ela é a responsável por garantir entregas rápidas, seguras e personalizadas. A Estoca, especialista em soluções logísticas, oferece serviços que conectam e-commerces a uma rede eficiente de distribuição, assegurando a mesma qualidade de entrega dos grandes e-commerces e marketplaces.

Com uma logística bem estruturada, sua empresa pode garantir que os produtos cheguem dentro do prazo e em perfeitas condições, aumentando a satisfação dos clientes e, consequentemente, melhorando suas avaliações.

Quer melhorar os seus processos logísticos e, consequentemente, suas avaliações no e-commerce? Fale com a gente

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