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Como fazer logística para e-commerce?

Como fazer logística para e-commerce?

O e-commerce cresce a passos largos a cada ano. Recentemente, a pandemia de Covid-19 acelerou esse movimento, levando mais brasileiros a fazer compras online e resultando no aumento constante de e-commerces.

Para manter esse crescimento, os e-commerces precisam de parceiros logísticos de qualidade. Escolher um parceiro logístico eficiente pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Os brasileiros se acostumaram com as compras online, sem dúvida. Uma pesquisa do Neo Trust mostrou um faturamento recorde em 2021, superando R$ 160 bilhões, um crescimento de quase 27% em relação a 2020.

Então, como os e-commerces podem gerenciar o aumento dos pedidos e o crescimento contínuo? Vamos explorar hoje algumas boas práticas de logística para e-commerces em expansão.

Como fazer logística para e-commerce?

À medida que sua empresa cresce, é crucial focar tanto no que você oferece aos seus clientes quanto na forma como entrega esses produtos.

Nesse cenário, a logística pode se tornar um aliado estratégico, promovendo o crescimento fluido, ou, pelo contrário, um gargalo responsável por reclamações.

Com o aumento da demanda, é cada vez mais improvável que as empresas mantenham estoques adequados e bem organizados para suportar o volume de pedidos.

Portanto, é essencial adotar soluções modernas que não apenas atendam às necessidades logísticas do e-commerce, mas também superem as expectativas dos clientes.

1- Logística Interna

Empresas com lojas físicas ou armazéns podem optar por gerenciar a logística internamente. Nesse caso, é essencial ter uma equipe dedicada para receber, armazenar, selecionar e empacotar mercadorias para pedidos online. Além disso, é preciso estabelecer uma parceria com uma transportadora para coletar e entregar os pedidos aos clientes.

Tratar lojas físicas como centros de distribuição é uma prática comum entre grandes varejistas, mas pode ser caro. Para e-commerces que ainda realizam a logística internamente, contar com tecnologias e softwares, como um Sistema de Gestão de Armazéns (WMS), é essencial. Esse sistema otimiza a operação logística, simplifica a rotina nos armazéns e melhora a eficiência, impactando positivamente a experiência do cliente.

De acordo com uma pesquisa da Knight Frank, para cada bilhão em vendas online, os varejistas necessitam de 1,36 milhão de metros quadrados de espaço de armazém. Portanto, se o seu objetivo é crescer, a logística terceirizada pode ser a solução ideal.

2- Logística terceirizada

A crescente demanda dos consumidores por prazos de entrega cada vez menores está pressionando os e-commerces. Para garantir o sucesso, a logística deve ser cuidadosamente planejada, desde o clique na compra até a entrega final do produto ao cliente.

Nesse contexto, terceirizar a logística pode ser a chave para o sucesso. Gerenciar internamente o inventário exige muitos recursos e cuidados, além de ser dispendioso. Ao transferir essa responsabilidade para profissionais especializados, a operação se torna mais ágil, permitindo que a empresa se concentre em suas competências principais.

Com um parceiro logístico, a probabilidade de entregar os produtos conforme acordado e dentro do prazo aumenta significativamente, o que impacta diretamente na satisfação do cliente final.

3- Serviços de armazenamento

Os serviços de armazenamento são adequados para e-commerces de todos os tamanhos – com grandes e pequenos volumes.

As vantagens da armazenagem terceirizada é justamente pelo espaço disponível para a disposição dos produtos, de forma organizada, que facilite a localização e a separação dos mesmos ao chegar um pedido.

Contando com os serviços de armazenagem de um parceiro, você poderá contar com:

  • Maior precisão na entrega dos pedidos
  • Tempos de coleta mais rápidos
  • Economia de tempo que isso traz na cadeia de suprimentos de pedidos


4- Serviço Fulfillment

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o fulfillment como parceiro de logística para e-commerces. Aqui na Estoca, nós trabalhamos com o serviço fulfillment, ou seja, cuidamos da logística de ponta a ponta – desde a armazenagem de seus produtos, passando pela separação e embalagem, até o despacho para nossos parceiros que levarão estes pedidos até as mãos dos seus clientes.

Tudo isso feito com o máximo de visibilidade e transparência!

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Aqui operamos com um sistema de gerenciamento de estoque confiável, integrações ágeis e interfaces com os sistemas do cliente que garantem que a terceirização logística seja bem-sucedida e sem esforços.

A logística para e-commerces precisa ser feita de forma detalhista, customizada e transparente, por isso, é importante ter um parceiro confiável ao lado. 

Converse com nossos especialistas para saber mais sobre a nossa solução de fulfillment e venha crescer com a gente!

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