Conheça 14 KPI de logística para e-commerce

Tela de computador com gráfico ilustrativo

Indicadores chaves de desempenho ou KPIs (em inglês, Key Performance Indicators) é medir o desempenho quantitativo dentro de seu departamento. Os KPIs de logística podem medir uma variedade de métricas, a maioria sendo relacionadas a compras, armazenamento, transporte, entrega de mercadorias e finanças.

Importância do monitoramento de KPIs de logística para e-commerce

As principais preocupações dos donos de e-commerce são obter o número certo de pedidos atualizados em tempo real, transportá-los em boas condições e entregá-los ao cliente certo.

No entanto, a má gestão logística pode afetar negativamente todos esses aspectos e impactar a etapa final do negócio. Portanto, para minimizar interrupções, os donos de e-commerce devem, por isso, medir e monitorar de perto seus KPIs de logística.

Mas, como criar métricas de KPI de logística para o seu e-commerce?

1. Identifique suas metas – quais problemas você vem enfrentando? Para chegar nessa resposta, uma dica é fazer algumas perguntas para você mesmo. Por exemplo:

  • Com que frequência o produto é entregue com atraso ou danificado?
  • Quantas vezes há falta de mão de obra?
  • Os veículos de transporte estão sendo usados ​​em sua capacidade total?


Agora também é um bom momento para definir os diferentes processos nos quais sua equipe de logística está envolvida e certificar-se de que as perguntas que você está fazendo incluam todos os aspectos do seu negócio.

2. Defina metas alcançáveis ​​e razoáveis ​​para cada KPI de logística. Esses benchmarks podem vir de padrões do setor ou simplesmente de seus dados históricos, se disponíveis.

3. Conte com ajuda da sua equipe. A análise de KPIs não é um trabalho autônomo e pode ser uma tarefa demorada. Portanto, conte ajuda de quem faz parte da rotina da sua loja.

4. Revise regularmente os KPIs com a equipe responsável e tome medidas. Se suas métricas não forem acionáveis, elas não precisam ser incluídas em seu programa. Em suas análises, certifique-se de discutir detalhadamente os fatores por trás de cada métrica.

Muitos fatores internos e externos influenciam uma tendência, e compreendê-los ajudará você a tomar melhores decisões. Se você seguir as etapas acima, estará no caminho certo para criar um programa que rastreie métricas logísticas significativas.

No entanto, como todos sabemos, teoria e prática podem ser diferentes. Portanto, se você se sentir confuso ou sobrecarregado, saiba que não está sozinho!

Exemplos de KPIs financeiros de logística

Finanças saudáveis são a espinha dorsal de uma operação bem-sucedida, e a logística não é exceção. Priorize os KPIs financeiros e monitore-os de perto, pois eles podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização.

Ao analisar os KPIs financeiros, você garantirá que a logística do seu e-commerce não comprometa sua margem de lucro. É crucial lembrar que os KPIs de logística e financeiros devem sempre caminhar juntos.

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  1. Custos de separação e embalagem

Este indicador chave de desempenho logístico mede todos os custos associados à separação e embalagem de produtos. Inclui desde os equipamentos utilizados para movimentar os itens, até os materiais de embalagem e a mão de obra envolvida. O estudo desta métrica dará aos gestores de logística a oportunidade de encontrar os processos de menor custo, mas que ainda sejam eficientes.

  1. Índice operacional

Esta métrica de logística mostra a relação entre o valor da receita e o custo operacional de funcionamento do negócio.

Índice operacional = despesas operacionais totais/receita total.

Um índice operacional baixo é preferível, pois indica lucros mais altos. O ideal é sempre ter como objetivo encontrar maneiras criativas e sustentáveis ​​de reduzir os custos dos negócios.

  1. Índice de lucro líquido

Este KPI de logística pode ser interpretado de duas maneiras. Poderia comparar os lucros após impostos com o valor das vendas ou com o valor total do ativo.

No primeiro cenário, o índice de lucro líquido é um indicador muito bom da quantidade de vendas necessária para obter um certo nível de lucro.

Índice de lucro líquido = lucro após impostos/vendas totais.

No segundo cenário, o índice de lucro líquido é uma medida de retorno sobre o investimento.

Índice de lucro líquido = lucro após impostos/valor total do ativo.

  1. Índice de rotatividade de estoque

Este indicador chave de desempenho de logística avalia a rapidez com que os produtos se movem em um e-commerce. Esse índice determina o número de vezes que o estoque é renovado durante um período de tempo.

Índice de giro do estoque = custo das mercadorias vendidas/valor médio do estoque.

Um índice de rotatividade de estoque mais alto é o ideal, pois indica uma forte estratégia de vendas e uma alta demanda pelas mercadorias.

  1. Relação estoque/vendas

Esta métrica de logística avalia o número de produtos disponíveis no estoque em comparação com o número real de vendas. Portanto, o índice de estoque para vendas mede o excesso de itens e é um bom indicador da robustez de uma empresa quando se trata de lidar com interrupções inesperadas na cadeia de suprimentos.

Você calcula a razão de estoque para vendas dividindo o preço médio de estoque pelas vendas líquidas.

No entanto, relatar os principais indicadores de desempenho da logística financeira pode ser um desafio. De fato, os assuntos financeiros são complicados e tediosos. Assim, se você tentar gerenciá-los manualmente, pode demorar muito ou estar cheio de erros. Portanto, é vital escolher o software de relatórios financeiros certo que possa organizar sua operação e fornecer dados confiáveis.

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Exemplos de KPI de Logística de Abastecimento e Estoque

  1. Utilização da Capacidade

Este KPI de logística mede o uso dos recursos de uma empresa. Cada empresa tem uma capacidade máxima quando se trata de fabricação e produção. Assim, ao monitorar a utilização da capacidade, os donos de e-commerce podem gerenciar melhor as taxas de produção, além de reduzir os custos operacionais e garantir um fluxo sustentável de mercadorias pela empresa.

Utilização da capacidade = taxas reais de produção/taxas máximas de produção.

Essa métrica também esclarece a capacidade da empresa em lidar com um aumento na demanda.

  1. Uso de material de embalagem

Este KPI de logística rastreia a quantidade de material de embalagem usado durante o processo de coleta e embalagem.

Para reduzir os custos operacionais e reduzir os impactos ambientais do negócio, os donos de e-commerce devem buscar não apenas usar menos material, mas também usar produtos ecologicamente corretos para embalar os itens.

  1. Tempo de picking and packing

Esta métrica de logística mede a quantidade de tempo que um funcionário do armazém leva para retirar um produto da prateleira e embalá-lo.

Tempo de picking e embalagem = tempo em que a embalagem é concluída – tempo em que o pedido foi retirado no armazem.

A tendência desse KPI levará a uma investigação mais profunda sobre as ineficiências da linha de produtos. Pode ser tentador definir metas altas para o tempo de coleta e embalagem, mas os donos de e-commerce devem ter em mente que definir metas inatingíveis leva à insatisfação dos funcionários e ao baixo desempenho operacional.

Exemplos de KPI de Logística de Transporte

Além de construir finanças sólidas e gerenciar o estoque de forma eficaz, os donos de e-commerce precisam, igualmente, monitorar de perto o transporte. De fato, identificar tendências e acompanhar os principais indicadores de desempenho da logística de transporte é a maneira mais eficaz de garantir que essa parte da operação funcione bem. Portanto, ao fazer isso, você assegura que todos os aspectos da logística estejam alinhados e otimizados para o sucesso do e-commerce.

  1. Número de Remessas

Essa métrica de logística monitora o número de pedidos enviados do depósito. Analisando essa tendência, a equipe de logística obtém uma visão das horas mais movimentadas do mês ou do ano.

Os donos de e-commerce podem usar essas informações para ajustar a mão de obra e, assim, potencializar a receita.

  1. Taxa de retorno do caminhão ou tempo médio de espera

A taxa de retorno do caminhão, como um indicador chave de desempenho de logística, mede o tempo desde que um caminhão de entrega entra no armazém para coletar ou entregar produtos até quando ele sai da instalação. Essa métrica avalia a eficiência da carga e descarga da empresa e deve ser mantida baixa para garantir operações ágeis e eficientes.

Taxa de retorno do caminhão = tempo na saída do caminhão – tempo na entrada do caminhão.

Outro KPI que também mede quão bem uma instalação funciona é o tempo médio de espera ou o tempo médio de permanência. Semelhante à taxa de retorno do caminhão, o tempo médio de espera mede a duração do tempo perdido pela transportadora enquanto espera pelo carregamento ou descarregamento. Em outras palavras, essa métrica mede a fluidez do fluxo de trabalho de envio e recebimento.

Tempo médio de espera = tempo no envio/recebimento do produto – tempo na entrada.

  1. Desempenho do motorista

Avaliar o desempenho do motorista envolve a combinação de vários KPIs de transporte, como velocidade, tempo ocioso e ocorrências de frenagem forte. Esses indicadores ajudam a medir a qualidade dos caminhões e dos motoristas.

Ao monitorar essas métricas de perto, os donos de e-commerce podem gerenciar melhor a manutenção dos caminhões e avaliar a qualidade dos motoristas. Além disso, a segurança deve ser sempre um valor central em todas as organizações. Com essas métricas, a empresa pode detectar comportamentos inseguros antecipadamente e ter tempo suficiente para oferecer treinamento adicional aos motoristas.

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Exemplos de KPI de Logística de Entrega

A entrega é a última etapa do processo logístico. Ele preenche a lacuna entre seu e-commerce e seus clientes. Os serviços de entrega são essenciais para criar uma experiência positiva para eles.

Mesmo que você faça um trabalho impecável gerenciando estoque, armazém e transporte, você perderá clientes devido à insatisfação se seu processo de entrega for inferior. Abaixo estão os principais KPIs de entrega para donos de e-commerce:

  1. Tempo de ciclo do pedido

Este KPI de logística mede a quantidade de tempo entre a colocação do pedido pelo cliente e o recebimento do pedido.

Lead time = hora em que o pedido foi recebido – hora em que o pedido foi feito

Muitos fatores podem afetar o prazo de entrega, incluindo escassez de matérias-primas, problemas de transporte, falta de mão de obra, desastres naturais e até mesmo erro humano. Essa métrica ajuda os donos de e-commerce a identificar possíveis gargalos e resolvê-los antes que se tornem um problema generalizado.

  1. Prazo de entrega

Assim como o frete, o prazo de entrega também desempenha um papel crucial na decisão de compra. Em essência, esta métrica logística avalia a eficiência do processo dentro do grupo de logística. O tempo de entrega é definido como a duração que vai desde o embarque do armazém até o momento em que o cliente recebe o pedido.

Para calcular o tempo de entrega, subtraímos a hora em que o pedido foi enviado da hora em que o pedido foi recebido:

Tempo de entrega = hora em que o pedido foi recebido – hora em que o pedido foi enviado.

O principal objetivo de qualquer dono de e-commerce deve ser reduzir ao máximo o tempo de entrega. Isso, por sua vez, resulta em maiores taxas de satisfação do cliente.

Uma dica importante é tornar a entrega mais visível e transparente. Dessa forma, os clientes ficarão mais satisfeitos e informados sobre o status de seus pedidos.

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  1. Taxa de precisão do pedido

Este indicador chave de desempenho logístico mede o número de pedidos que são processados, enviados e entregues perfeitamente e sem contratempos. A precisão do pedido desempenha um papel direto nos custos operacionais. Uma baixa taxa de precisão do pedido leva a produtos devolvidos e perda de receita.

Taxa de precisão do pedido = número de pedidos perfeitos/número total de pedidos.

Nosso objetivo com este artigo é fornecer uma orientação sobre como gerenciar uma operação logística dentro do seu e-commerce. Apesar de parecer complicado, é importante contar com parceiros logísticos confiáveis para te auxiliar e acompanhar.

Mas caso você prefira focar os seus esforços no seu produto e nas vendas, você pode também optar pela terceirização da sua logística, Assim, o seu parceiro especializado irá gerenciar todos esses KPIs para você. 

A Estoca pode ser esse parceiro! Atualmente temos duas opções de serviços para te auxiliar – o WMS e o Fulfillment.

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