Indicadores chaves de desempenho ou KPIs (em inglês, Key Performance Indicators) é medir o desempenho quantitativo dentro de seu departamento. Os KPIs de logística podem medir uma variedade de métricas, a maioria sendo relacionadas a compras, armazenamento, transporte, entrega de mercadorias e finanças.
Importância do monitoramento de KPIs de logística para e-commerce
As principais preocupações dos donos de e-commerce são obter o número certo de pedidos atualizados em tempo real, transportá-los em boas condições e entregá-los ao cliente certo.
No entanto, a má gestão logística pode afetar negativamente todos esses aspectos e impactar a etapa final do negócio. Portanto, para minimizar interrupções, os donos de e-commerce devem, por isso, medir e monitorar de perto seus KPIs de logística.
Mas, como criar métricas de KPI de logística para o seu e-commerce?
1. Identifique suas metas – quais problemas você vem enfrentando? Para chegar nessa resposta, uma dica é fazer algumas perguntas para você mesmo. Por exemplo:
- Com que frequência o produto é entregue com atraso ou danificado?
- Quantas vezes há falta de mão de obra?
- Os veículos de transporte estão sendo usados em sua capacidade total?
Agora também é um bom momento para definir os diferentes processos nos quais sua equipe de logística está envolvida e certificar-se de que as perguntas que você está fazendo incluam todos os aspectos do seu negócio.
2. Defina metas alcançáveis e razoáveis para cada KPI de logística. Esses benchmarks podem vir de padrões do setor ou simplesmente de seus dados históricos, se disponíveis.
3. Conte com ajuda da sua equipe. A análise de KPIs não é um trabalho autônomo e pode ser uma tarefa demorada. Portanto, conte ajuda de quem faz parte da rotina da sua loja.
4. Revise regularmente os KPIs com a equipe responsável e tome medidas. Se suas métricas não forem acionáveis, elas não precisam ser incluídas em seu programa. Em suas análises, certifique-se de discutir detalhadamente os fatores por trás de cada métrica.
Muitos fatores internos e externos influenciam uma tendência, e compreendê-los ajudará você a tomar melhores decisões. Se você seguir as etapas acima, estará no caminho certo para criar um programa que rastreie métricas logísticas significativas.
No entanto, como todos sabemos, teoria e prática podem ser diferentes. Portanto, se você se sentir confuso ou sobrecarregado, saiba que não está sozinho!
Exemplos de KPIs financeiros de logística
Finanças saudáveis são a espinha dorsal de uma operação bem-sucedida, e a logística não é exceção. Priorize os KPIs financeiros e monitore-os de perto, pois eles podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma organização.
Ao analisar os KPIs financeiros, você garantirá que a logística do seu e-commerce não comprometa sua margem de lucro. É crucial lembrar que os KPIs de logística e financeiros devem sempre caminhar juntos.
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Custos de separação e embalagem
Este indicador chave de desempenho logístico mede todos os custos associados à separação e embalagem de produtos. Inclui desde os equipamentos utilizados para movimentar os itens, até os materiais de embalagem e a mão de obra envolvida. O estudo desta métrica dará aos gestores de logística a oportunidade de encontrar os processos de menor custo, mas que ainda sejam eficientes.
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Índice operacional
Esta métrica de logística mostra a relação entre o valor da receita e o custo operacional de funcionamento do negócio.
Índice operacional = despesas operacionais totais/receita total.
Um índice operacional baixo é preferível, pois indica lucros mais altos. O ideal é sempre ter como objetivo encontrar maneiras criativas e sustentáveis de reduzir os custos dos negócios.
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Índice de lucro líquido
Este KPI de logística pode ser interpretado de duas maneiras. Poderia comparar os lucros após impostos com o valor das vendas ou com o valor total do ativo.
No primeiro cenário, o índice de lucro líquido é um indicador muito bom da quantidade de vendas necessária para obter um certo nível de lucro.
Índice de lucro líquido = lucro após impostos/vendas totais.
No segundo cenário, o índice de lucro líquido é uma medida de retorno sobre o investimento.
Índice de lucro líquido = lucro após impostos/valor total do ativo.
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Índice de rotatividade de estoque
Este indicador chave de desempenho de logística avalia a rapidez com que os produtos se movem em um e-commerce. Esse índice determina o número de vezes que o estoque é renovado durante um período de tempo.
Índice de giro do estoque = custo das mercadorias vendidas/valor médio do estoque.
Um índice de rotatividade de estoque mais alto é o ideal, pois indica uma forte estratégia de vendas e uma alta demanda pelas mercadorias.
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Relação estoque/vendas
Esta métrica de logística avalia o número de produtos disponíveis no estoque em comparação com o número real de vendas. Portanto, o índice de estoque para vendas mede o excesso de itens e é um bom indicador da robustez de uma empresa quando se trata de lidar com interrupções inesperadas na cadeia de suprimentos.
Você calcula a razão de estoque para vendas dividindo o preço médio de estoque pelas vendas líquidas.
No entanto, relatar os principais indicadores de desempenho da logística financeira pode ser um desafio. De fato, os assuntos financeiros são complicados e tediosos. Assim, se você tentar gerenciá-los manualmente, pode demorar muito ou estar cheio de erros. Portanto, é vital escolher o software de relatórios financeiros certo que possa organizar sua operação e fornecer dados confiáveis.
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Exemplos de KPI de Logística de Abastecimento e Estoque
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Utilização da Capacidade
Este KPI de logística mede o uso dos recursos de uma empresa. Cada empresa tem uma capacidade máxima quando se trata de fabricação e produção. Assim, ao monitorar a utilização da capacidade, os donos de e-commerce podem gerenciar melhor as taxas de produção, além de reduzir os custos operacionais e garantir um fluxo sustentável de mercadorias pela empresa.
Utilização da capacidade = taxas reais de produção/taxas máximas de produção.
Essa métrica também esclarece a capacidade da empresa em lidar com um aumento na demanda.
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Uso de material de embalagem
Este KPI de logística rastreia a quantidade de material de embalagem usado durante o processo de coleta e embalagem.
Para reduzir os custos operacionais e reduzir os impactos ambientais do negócio, os donos de e-commerce devem buscar não apenas usar menos material, mas também usar produtos ecologicamente corretos para embalar os itens.
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Tempo de picking and packing
Esta métrica de logística mede a quantidade de tempo que um funcionário do armazém leva para retirar um produto da prateleira e embalá-lo.
Tempo de picking e embalagem = tempo em que a embalagem é concluída – tempo em que o pedido foi retirado no armazem.
A tendência desse KPI levará a uma investigação mais profunda sobre as ineficiências da linha de produtos. Pode ser tentador definir metas altas para o tempo de coleta e embalagem, mas os donos de e-commerce devem ter em mente que definir metas inatingíveis leva à insatisfação dos funcionários e ao baixo desempenho operacional.
Exemplos de KPI de Logística de Transporte
Além de construir finanças sólidas e gerenciar o estoque de forma eficaz, os donos de e-commerce precisam, igualmente, monitorar de perto o transporte. De fato, identificar tendências e acompanhar os principais indicadores de desempenho da logística de transporte é a maneira mais eficaz de garantir que essa parte da operação funcione bem. Portanto, ao fazer isso, você assegura que todos os aspectos da logística estejam alinhados e otimizados para o sucesso do e-commerce.
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Número de Remessas
Essa métrica de logística monitora o número de pedidos enviados do depósito. Analisando essa tendência, a equipe de logística obtém uma visão das horas mais movimentadas do mês ou do ano.
Os donos de e-commerce podem usar essas informações para ajustar a mão de obra e, assim, potencializar a receita.
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Taxa de retorno do caminhão ou tempo médio de espera
A taxa de retorno do caminhão, como um indicador chave de desempenho de logística, mede o tempo desde que um caminhão de entrega entra no armazém para coletar ou entregar produtos até quando ele sai da instalação. Essa métrica avalia a eficiência da carga e descarga da empresa e deve ser mantida baixa para garantir operações ágeis e eficientes.
Taxa de retorno do caminhão = tempo na saída do caminhão – tempo na entrada do caminhão.
Outro KPI que também mede quão bem uma instalação funciona é o tempo médio de espera ou o tempo médio de permanência. Semelhante à taxa de retorno do caminhão, o tempo médio de espera mede a duração do tempo perdido pela transportadora enquanto espera pelo carregamento ou descarregamento. Em outras palavras, essa métrica mede a fluidez do fluxo de trabalho de envio e recebimento.
Tempo médio de espera = tempo no envio/recebimento do produto – tempo na entrada.
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Desempenho do motorista
Avaliar o desempenho do motorista envolve a combinação de vários KPIs de transporte, como velocidade, tempo ocioso e ocorrências de frenagem forte. Esses indicadores ajudam a medir a qualidade dos caminhões e dos motoristas.
Ao monitorar essas métricas de perto, os donos de e-commerce podem gerenciar melhor a manutenção dos caminhões e avaliar a qualidade dos motoristas. Além disso, a segurança deve ser sempre um valor central em todas as organizações. Com essas métricas, a empresa pode detectar comportamentos inseguros antecipadamente e ter tempo suficiente para oferecer treinamento adicional aos motoristas.
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Exemplos de KPI de Logística de Entrega
A entrega é a última etapa do processo logístico. Ele preenche a lacuna entre seu e-commerce e seus clientes. Os serviços de entrega são essenciais para criar uma experiência positiva para eles.
Mesmo que você faça um trabalho impecável gerenciando estoque, armazém e transporte, você perderá clientes devido à insatisfação se seu processo de entrega for inferior. Abaixo estão os principais KPIs de entrega para donos de e-commerce:
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Tempo de ciclo do pedido
Este KPI de logística mede a quantidade de tempo entre a colocação do pedido pelo cliente e o recebimento do pedido.
Lead time = hora em que o pedido foi recebido – hora em que o pedido foi feito
Muitos fatores podem afetar o prazo de entrega, incluindo escassez de matérias-primas, problemas de transporte, falta de mão de obra, desastres naturais e até mesmo erro humano. Essa métrica ajuda os donos de e-commerce a identificar possíveis gargalos e resolvê-los antes que se tornem um problema generalizado.
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Prazo de entrega
Assim como o frete, o prazo de entrega também desempenha um papel crucial na decisão de compra. Em essência, esta métrica logística avalia a eficiência do processo dentro do grupo de logística. O tempo de entrega é definido como a duração que vai desde o embarque do armazém até o momento em que o cliente recebe o pedido.
Para calcular o tempo de entrega, subtraímos a hora em que o pedido foi enviado da hora em que o pedido foi recebido:
Tempo de entrega = hora em que o pedido foi recebido – hora em que o pedido foi enviado.
O principal objetivo de qualquer dono de e-commerce deve ser reduzir ao máximo o tempo de entrega. Isso, por sua vez, resulta em maiores taxas de satisfação do cliente.
Uma dica importante é tornar a entrega mais visível e transparente. Dessa forma, os clientes ficarão mais satisfeitos e informados sobre o status de seus pedidos.
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Taxa de precisão do pedido
Este indicador chave de desempenho logístico mede o número de pedidos que são processados, enviados e entregues perfeitamente e sem contratempos. A precisão do pedido desempenha um papel direto nos custos operacionais. Uma baixa taxa de precisão do pedido leva a produtos devolvidos e perda de receita.
Taxa de precisão do pedido = número de pedidos perfeitos/número total de pedidos.
Nosso objetivo com este artigo é fornecer uma orientação sobre como gerenciar uma operação logística dentro do seu e-commerce. Apesar de parecer complicado, é importante contar com parceiros logísticos confiáveis para te auxiliar e acompanhar.
Mas caso você prefira focar os seus esforços no seu produto e nas vendas, você pode também optar pela terceirização da sua logística, Assim, o seu parceiro especializado irá gerenciar todos esses KPIs para você.
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