Você já se deparou com a situação de querer comprar um produto e, ao finalizar o pedido, perceber que o valor do frete estava muito alto? Sem dúvida, esse é um dos motivos mais comuns de desistência de compras por parte dos consumidores. Portanto, investir em frete mais barato é uma estratégia eficaz que pode aumentar significativamente sua taxa de conversão e, além disso, diminuir a taxa de abandono de carrinhos no seu e-commerce.
Além de preços atrativos, prazos de entrega e qualidade dos produtos, as soluções de frete também se tornam um fator decisivo na hora da compra. Portanto, é necessário dar uma atenção especial a esse aspecto. Não importa o tamanho da sua loja, fazer isso corretamente beneficia tanto você quanto seus clientes.
Aqui está um guia para te ajudar a reduzir os custos de envio, oferecer uma melhor experiência ao cliente e aumentar a lucratividade do seu negócio.
Quais as vantagens de oferecer um frete mais barato?
Ter uma estratégia de frete eficaz é, sem dúvida, crucial para o crescimento de qualquer e-commerce e, consequentemente, para a fidelização de clientes. Portanto, otimizar o fluxo logístico é fundamental para, assim, oferecer um frete mais barato. Além disso, muitos clientes potenciais abandonam o carrinho ao perceber que o frete é mais caro do que esperavam, pois a maioria das pessoas deseja sentir que está economizando ao fazer uma compra online. Nesse sentido, o frete é frequentemente visto como um custo adicional indesejado.
Confira algumas vantagens de oferecer um frete mais barato:
Atrair mais clientes
Todo consumidor fica satisfeito ao encontrar uma loja com bons produtos e frete mais barato. Esse é um argumento poderoso para atrair clientes para sua loja online. A popularidade da sua loja na internet aumentará, e mais pessoas irão procurar por sua loja para fazer as compras.
Aumentar as vendas
Oferecer frete mais barato e até mesmo promoções com frete grátis pode aumentar o interesse dos clientes pela sua loja. Isso resultará em aumento das vendas, diminuição da taxa de abandono de carrinho, fidelização de clientes e maior lucratividade.
Fidelizar os clientes
A fidelização de clientes transforma compradores em “fãs” da sua marca, que buscarão sua loja sempre que precisarem de algo. Para conquistar consumidores fiéis, ofereça vantagens como promoções, produtos diferenciados e frete mais barato. Costumamos dizer que fidelizar um cliente é mais econômico do que conquistar um novo, então invista em descontos e benefícios para aqueles que são mais frequentes.
Aumentar a competitividade
Muitas vezes, consumidores optam por lojas concorrentes que oferecem vantagens mais atrativas. Com frete mais barato, você pode se diferenciar e ser o ponto decisivo para o fechamento da compra. Quanto mais barato for o frete, mais chances você tem de atrair novos clientes e aumentar suas vendas.
4 Dicas para conseguir oferecer frete mais barato
1. Conheça os fundamentos de envio
Entregar seu pacote a uma transportadora significa confiar que ele chegará ao destino no prazo e em perfeitas condições. As taxas de envio incluem:
- Caixas, embalagens, fitas e adesivos
- Mão de obra para envio
- Custos de correio para coleta e entrega
Como comerciante, você deve determinar e conhecer claramente os custos de todos os seus envios.
2. Preste atenção nas embalagens
Para reduzir os custos de envio e oferecer um frete mais barato, considere as seguintes estratégias:
- Reduza o peso das embalagens: Quanto mais leve o pacote, menor o custo de envio. Mesmo alguns centavos economizados por pacote podem se somar a uma economia significativa ao longo do tempo.
- Escolha a embalagem do tamanho certo: Tanto o peso quanto o espaço são relevantes para as transportadoras, use embalagens do tamanho certo para o tipo de produto que você vende.
- Sempre que possível, utilize frete fixo.
3. Implemente estratégias para aumentar o ticket médio
Aumentar o ticket médio da sua empresa a partir do frete mais barato é uma excelente técnica para diluir os custos de envio. Quando você oferece um desconto ou frete grátis, os clientes tendem a comprar mais produtos, percebendo isso como uma vantagem.
4. Evite devoluções e trocas
Evitar devoluções e trocas está diretamente relacionado a custos de frete mais baixos. A logística reversa pode ser demorada e o reenvio do produto aumentar os gastos. Use embalagens resistentes para evitar danos durante o transporte e tenha políticas de troca e devolução bem definidas.
Como a Estoca ajuda o seu e-commerce a oferecer frete mais barato?
A Estoca, como parceiro logístico especializado, compreende plenamente essa necessidade dos e-commerces em proporcionar uma experiência de compra eficiente e econômica para seus clientes. Com isso, com uma rede robusta e bem estruturada, somos capazes de otimizar rotas e consolidar envios, reduzindo significativamente os custos de transporte. Consequentemente, essa eficiência logística permite que os e-commerces ofereçam fretes mais baratos, tornando suas ofertas mais atraentes e competitivas no mercado.
Além disso, nós também utilizamos tecnologia avançada para monitorar e gerenciar todo o processo de entrega. Dessa forma, isso não só garante a pontualidade e a segurança das entregas, mas também permite identificar e eliminar gargalos que poderiam encarecer o frete.
Com a Estoca como parceira logística, os e-commerces podem focar em outras demandas, sabendo que suas entregas estão em boas mãos e que estão oferecendo aos seus clientes uma solução de frete acessível e confiável. Essa economia é possível ser notada em nossos dois serviços – Fulfillment e WMS.
Oferecer frete mais barato vai, sem dúvida, aumentar as vendas da sua loja virtual, atrair novos clientes e fidelizar os antigos! Fale com a gente!