fbpx

Dicas para oferecer frete mais barato no seu e-commerce

Caminhão azul estacionado em um pátio a céu aberto

Você já se deparou com a situação de querer comprar um produto e, ao finalizar o pedido, perceber que o valor do frete estava muito alto? Esse é um dos motivos mais comuns de desistência de compras por parte dos consumidores. Por isso, investir em frete mais barato é uma estratégia que pode aumentar sua taxa de conversão significativamente e também diminuir a taxa de abandono de carrinhos do seu e-commerce.

Além de preços atrativos, prazos de entrega e qualidade dos produtos, as soluções de frete são um fator decisivo na hora da compra. Portanto, é necessário dar uma atenção especial a esse aspecto. Não importa o tamanho da sua loja, fazer isso corretamente beneficia tanto você quanto seus clientes.

Aqui está um guia para te ajudar a reduzir os custos de envio, oferecer uma melhor experiência ao cliente e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Quais as vantagens de oferecer um frete mais barato?

Ter uma estratégia de frete eficaz é essencial para o crescimento de qualquer e-commerce e a fidelização de clientes. Otimizar o fluxo logístico é o ponto de partida para oferecer um frete mais barato. Muitos clientes potenciais abandonam o carrinho quando percebem que o frete é mais caro do que esperavam, pois a maioria das pessoas quer sentir que está economizando ao realizar uma compra online. O frete é frequentemente visto como um custo adicional indesejado.

Confira algumas vantagens de oferecer um frete mais barato:

Atrair mais clientes

Todo consumidor fica satisfeito ao encontrar uma loja com bons produtos e frete mais barato. Esse é um argumento poderoso para atrair clientes para sua loja online. A popularidade da sua loja na internet aumentará, e mais pessoas irão procurar por sua loja para fazer as compras.

Aumentar as vendas

Oferecer frete mais barato e até mesmo promoções com frete grátis pode aumentar o interesse dos clientes pela sua loja. Isso resultará em aumento das vendas, diminuição da taxa de abandono de carrinho, fidelização de clientes e maior lucratividade. 

Fidelizar os clientes

A fidelização de clientes transforma compradores em “fãs” da sua marca, que buscarão sua loja quando precisarem de algo. Para conquistar consumidores fiéis, ofereça vantagens como promoções, produtos diferenciados e frete mais barato. Costumamos dizer que fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo, então invista em descontos e benefícios para aqueles que são mais frequentes.

Aumentar a competitividade

Muitas vezes, consumidores optam por lojas concorrentes que oferecem vantagens mais atrativas. Com frete mais barato, você pode se diferenciar e ser o ponto decisivo para o fechamento da compra. Quanto mais barato for o frete, mais chances você tem de atrair novos clientes e aumentar suas vendas.

4 Dicas para conseguir oferecer frete mais barato

1. Conheça os fundamentos de envio

Entregar seu pacote a uma transportadora significa confiar nela para que o pacote chegue ao destino no prazo e em perfeitas condições. As taxas de envio incluem:

  • Caixas, embalagens, fitas e adesivos
  • Mão de obra para envio
  • Custos de correio para coleta e entrega

Como comerciante, você deve determinar e conhecer claramente os custos de todos os seus envios.

2. Preste atenção nas embalagens

Para reduzir os custos de envio e oferecer um  frete mais barato, considere as seguintes estratégias:

  • Reduza o peso das embalagens: Quanto mais leve o pacote, menor o custo de envio. Mesmo alguns centavos economizados por pacote podem se somar a uma economia significativa ao longo do tempo.
  • Escolha a embalagem do tamanho certo: Tanto o peso quanto o espaço são relevantes para as transportadoras, use embalagens do tamanho certo para o tipo de produto que você vende.
  • Utilize frete fixo sempre que possível.

3. Implemente estratégias para aumentar o ticket médio

Aumentar o ticket médio da sua empresa a partir do frete mais barato é uma excelente técnica para diluir os custos de envio. Quando você oferece um desconto ou frete grátis, os clientes tendem a comprar mais produtos, percebendo isso como uma vantagem.

4. Evite devoluções e trocas

Evitar devoluções e trocas está diretamente relacionado a custos de frete mais baixos. A logística reversa pode ser demorada e o reenvio do produto aumentar os gastos. Use embalagens resistentes para evitar danos durante o transporte e tenha políticas de troca e devolução bem definidas.

Como a Estoca ajuda o seu e-commerce a oferecer frete mais barato?

A Estoca, como parceiro logístico especializado, entende essa necessidade dos e-commerces em proporcionar uma experiência de compra eficiente e econômica para seus clientes. Com uma rede robusta e bem estruturada, somos capazes de otimizar rotas e consolidar envios, reduzindo significativamente os custos de transporte. Essa eficiência logística permite que os e-commerces ofereçam fretes mais baratos, tornando suas ofertas mais atraentes e competitivas no mercado.

Além disso, nós também utilizamos tecnologia avançada para monitorar e gerenciar todo o processo de entrega. Isso não só garante a pontualidade e a segurança das entregas, mas também permite identificar e eliminar gargalos que poderiam encarecer o frete. 

Com a Estoca como parceira logística, os e-commerces podem focar em outras demandas, sabendo que suas entregas estão em boas mãos e que estão oferecendo aos seus clientes uma solução de frete acessível e confiável. Essa economia é possível ser notada em nossos dois serviços – Fulfillment e WMS.

Oferecer frete mais barato vai, sem dúvida, aumentar as vendas da sua loja virtual, atrair novos clientes e fidelizar os antigos! Fale com a gente!

× Fale com um especialista