Cansado de ter frete caro e ser refém das mesmas opções de entrega? Então, este texto é para você. Ter um gateway de frete no seu e-commerce é indispensável para baratear o custo do frete e diversificar as formas de entrega.
Sendo assim, continue lendo que vamos te explicar como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar a conversão da sua loja virtual.
O que é gateway?
Na tradução, gateway significa “porta de entrada”. Mas, também pode ser entendido como “portal” ou “portão”.
O termo é considerado uma passagem entre dois ambientes distintos. Ou seja, é um sistema ou equipamento encarregado de estabelecer a comunicação entre duas redes.
Um exemplo de gateway é o roteador de internet, bastante comum nas residências. Embora vários dispositivos possam acessar a internet usando a mesma conexão, o roteador é, na verdade, o único dispositivo com acesso direto à internet. As demais conexões têm que passar por ele para obter o acesso.
No e-commerce há várias opções de gateway, os mais comuns são os de pagamento e de frete.
Como funciona o gateway de frete?
O gateway de frete, por sua vez, funciona como uma espécie de “ponte”, conectando transportadoras e empresas de transporte à plataforma de e-commerce.
Na prática, a plataforma de e-commerce solicita ao gateway as informações para a cotação do frete. O gateway busca no servidor da transportadora ou da empresa de transporte os dados solicitados e devolve para a plataforma de e-commerce que irá exibir o resultado para o cliente.
Além disso, o gateway consegue fazer a consulta no servidor de várias opções de entrega ao mesmo tempo. Também é capaz de aplicar ao frete regras definidas pelo lojista, como: filtrar resultados e alterar preços ou prazos das opções.
Como usar no e-commerce
Para utilizar um gateway de frete na sua loja virtual é necessário contratar uma empresa que fornece esse tipo de serviço. A Frenet por exemplo, é um gateway de frete parceiro da Estoca com ótimos benefícios, olha só:
Conexão com diversas opções de entrega
A Frenet possibilita conectar a sua loja virtual com qualquer transportadora ou empresa de transporte que desejar. Dessa maneira, você pode negociar preço e segmentar as entregas, a fim de baratear o custo.
Com isso, é possível oferecer fretes mais competitivos e o cliente pode escolher qual frete é o mais atrativo para a sua necessidade.
Além disso, caso prefira praticidade, integrando a estoca no meio da Frenet, nós fazemos toda essa parte burocrática por você!
Rapidez na cotação do frete
Com o gateway de frete da Frenet, a cotação é realizada quase que de forma instantânea. Em alguns casos, dependendo da maneira de integração da transportadora ou da empresa de transporte, o tempo de resposta chega a milissegundos, ou seja, menos de 1 segundo. É extremamente rápido.
Cálculo preciso
Outro benefício é a precisão no cálculo. Com o gateway de frete, dificilmente ocorrerão erros entre o valor do frete exibido para o cliente no checkout da loja virtual e o preço cobrado pela transportadora ou empresa de transporte.
Além disso, caso ocorra, sempre terá um suporte especializado para solucionar os problemas e esclarecer dúvidas.
Frete sem burocracia
Além de poder integrar várias opções de entrega, a Frenet disponibiliza o serviço de intermediação de frete. Sendo assim, não é necessário fechar contrato diretamente com as transportadoras.
Desse modo, é possível emitir etiqueta de frete sem a necessidade de um número mínimo de envios mensal. Ou seja, é uma excelente opção para quem está começando e ainda não tem um alto volume de vendas.
Regras de frete
Com as regras da Frenet você pode usar o frete como marketing do e-commerce. Dessa forma, é possível realizar configurações para que seja exibido automaticamente no checkout da loja virtual condições como: desconto ou acréscimo no frete, acréscimo ao prazo de entrega, filtro com o melhor preço e prazo, frete grátis e muito mais.
Leia também: Como calcular frete do seu e-commerce? Entenda o que são custos de envio
Gestão de frete em um único lugar
O Gateway de frete da Frenet também proporciona a oportunidade de gerenciar o frete do e-commerce em um único lugar. Com essa praticidade, o lojista economiza tempo para gastar com o que realmente importa: vender!
Sendo assim, ter um gateway de frete no seu e-commerce é uma estratégia para ter o frete como seu aliado e vender ainda mais.
Então, cadastre-se gratuitamente na Frenet e conheça na prática todos os benefícios de um gateway de frete.