fbpx

Logística sustentável: como implementar?

Logística sustentável: como implementar?

A logística é uma atividade que envolve diversas etapas além do transporte, como o armazenamento e separação de produtos. Essas atividades podem gerar impactos ambientais significativos, como a emissão de gases poluentes e a geração de resíduos sólidos.

Por essa razão, encontrar formas de implementar sistemas de logística sustentável é uma questão urgentemente necessária para a preservação da natureza.

Neste texto, vamos abordar algumas soluções sobre logística e sustentabilidade, visando principalmente a preservação dos recursos naturais e a redução dos impactos ao meio ambiente.

Logística sustentável e entregas

Uma das principais fontes de impacto ambiental na logística é o transporte de mercadorias. Por isso, a utilização de veículos mais eficientes e menos poluentes pode ser uma solução para reduzir o impacto ambiental dessa atividade.

Veículos elétricos ou movidos a biocombustíveis, por exemplo, são alternativas mais sustentáveis em relação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Porém, essa talvez ainda não seja uma alternativa viável para todas as empresas, já que são opções mais caras e menos acessíveis.

Mas, existem maneiras mais baratas e fáceis para ter uma logística sustentável no âmbito das entregas: ter uma gestão eficiente da sua frota

Essa é uma ação fundamental para otimizar as rotas e reduzir o número de veículos em circulação, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ar. Bem mais simples, né? 

Embalagens sustentáveis

Outra fonte importante no impacto ambiental na logística são as embalagens utilizadas no transporte e armazenamento de mercadorias.

A adoção de embalagens mais sustentáveis, desenvolvidas com materiais reciclados ou biodegradáveis, pode contribuir para a redução do impacto ambiental gerado por essa atividade. Afinal, após a entrega, a embalagem e todos os itens adicionais na personalização do seu empacotamento vão para o lixo.

Utilizar embalagens do tamanho correto também é um passo simples que pode fazer toda a diferença no impacto ambiental, tanto na redução de insumos para a fabricação dessas embalagens, quanto na hora do descarte. 

Desse modo, evitamos o aumento desnecessário de resíduos e incentivamos que os materiais sejam descartados de forma correta, pensando na reciclagem dos itens e em ter uma logística sustentável mesmo após a entrega. 

Além disso, a logística reversa pode ser uma importante ferramenta para reduzir o impacto ambiental das embalagens, permitindo a coleta desses materiais para reciclagem ou reutilização.

Tecnologia e logística sustentável

A tecnologia também pode ser uma importante aliada na busca por soluções sustentáveis na logística.

O uso de sistemas de gestão de estoque e transporte, por exemplo, pode ajudar na otimização das rotas que falamos acima e, também, a reduzir o tempo de transporte, o que contribui para a redução das emissões de gases poluentes.

Além disso, o uso de sensores e dispositivos inteligentes pode permitir um melhor controle das condições de armazenamento e transporte das mercadorias, evitando desperdícios e reduzindo a geração de resíduos.

A adoção de soluções tecnológicas pode trazer diversos benefícios para as empresas, além de contribuir para uma logística mais sustentável.

Serviço Fulfillment como parceiro em uma logística sustentável

Quando pensamos em entregas mais sustentáveis, o serviço de fulfillment se destaca.

Pense nesta comparação: o que te parece mais sustentável? Uma única empresa especializada cuidando da entrega de dez outras empresas, utilizando tecnologia para ter estoques e rotas de entrega mais eficientes, ou dez empresas sem total conhecimento logístico com dez veículos e estoques diferentes?

A resposta é fácil! O serviço de fulfillment cumpre muito bem o papel de realizar entregas de maneira mais sustentável.

A logística sustentável não depende apenas de tecnologias e soluções inovadoras, mas também do engajamento dos colaboradores das empresas envolvidas na cadeia logística.

É importante que eles estejam cientes da importância de reduzir o impacto ambiental das operações e capacitados para implementar ações sustentáveis no seu cotidiano.

Um exemplo disso é a separação correta dos resíduos, o uso consciente de energia e água, a manutenção adequada dos veículos, entre outras práticas que podem ser incorporadas ao dia a dia da equipe de logística.

Além disso, é importante que os colaboradores estejam alinhados com as políticas de sustentabilidade da empresa e que tenham acesso a treinamentos e capacitações para aprimorar seu conhecimento.

Afinal, a logística sustentável é uma responsabilidade de todos os envolvidos na cadeia logística, desde os fornecedores até os consumidores finais.

Conclusão

A logística é uma atividade fundamental para a economia, mas também pode gerar impactos ambientais significativos. Por isso, é fundamental que as empresas busquem soluções mais sustentáveis para reduzir o impacto ambiental das suas operações.

A utilização de veículos sustentáveis, embalagens recicladas e biodegradáveis, e a adoção de soluções tecnológicas podem contribuir para a redução do impacto ambiental da logística, preservando os recursos naturais e garantindo a sustentabilidade do planeta.

E se você quer conhecer melhor o fulfillment, conheça os serviços da Estoca e veja como você pode começar a investir em uma logística sustentável. Nós já trabalhamos implementando vários desses princípios, como o uso de rotas mais inteligentes, para tornar suas entregas mais sustentáveis e eficientes.

Nossos serviços, além de levar sustentabilidade para o seu negócio, leva outros benefícios como redução de custos e aumento da eficiência operacional.

Leia também: Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber 

Investir em soluções sustentáveis na logística é uma escolha inteligente e necessária para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado e responsáveis com o meio ambiente. Fale com a gente e saiba mais!

× Fale com um especialista