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O papel dos fulfillment centers na cadeia logística do e-commerce

Manter uma estrutura logística, especialmente nos processos de armazenamento, pode se tornar complexo e caro para o orçamento de um e-commerce.

Investir em fulfillment centers é uma estratégia inteligente para otimizar envios e entregas, permitindo foco na atividade principal do negócio.

Essa prática cresce entre empresas virtuais porque simplifica a gestão logística e reduz os custos. Quer entender como funciona?

Neste post, abordaremos o papel e os benefícios dos fulfillment centers no e-commerce. Confira

Como os fulfillment centers funcionam na logística do e-commerce?

Criados nos Estados Unidos durante a década de 1970, os fulfillment centers surgiram como aliados das empresas de varejo. No que se refere especificamente aos e-commerces, eles atuam como centros de distribuição onde os produtos são armazenados, processados e enviados.

Quando um cliente faz um pedido em uma loja online, esse estabelecimento entra em ação. Primeiro, ele recebe a solicitação, depois separa o item do estoque, embala e, por fim, despacha para o endereço do comprador.

Os prestadores desse serviço contam com uma tecnologia de ponta, capaz de garantir um gerenciamento de inventário mais eficiente e o acompanhamento de pedidos em tempo real. Por meio de seus sistemas automatizados e softwares de gestão, é possível monitorar quais produtos estão disponíveis, fator essencial para um reabastecimento estratégico, evitando a falta de mercadorias.

Além disso, geralmente eles estão localizados em regiões com fácil acesso a grandes centros urbanos, o que contribui para uma entrega de qualidade e mais ágil. Assim, utilizando um fulfillment center, os empreendimentos podem atender a uma ampla base de clientes, reduzindo os prazos de envio e aumentando a satisfação do consumidor final.

Quais são as contribuições dos fulfillment centers para a eficiência logística?

Os benefícios da adoção dessa prática podem ser observados em várias etapas do processo logístico. Isso porque ela integra soluções e equipes especializadas, que executam essa atividade do início ao fim. Descubra, a seguir, como eles contribuem para a eficiência logística dos e-commerces!

Otimizam o armazenamento

As instalações do order fulfillment center são projetadas para maximizar o uso do espaço, utilizando prateleiras e sistemas de organização que facilitam a localização dos produtos. Dessa maneira, em vez de ter um armazém grande e desorganizado, os itens são armazenados de modo estratégico, fator que reduz o tempo de busca e acesso.

Inclusive, muitos prestadores de serviços dessa área usam tecnologias, como sistemas com módulos de gerenciamento de inventário, que atualizam automaticamente a disponibilidade.

Essa abordagem assegura que as mercadorias estejam sempre disponíveis, além de evitar excessos ou faltas de estoque, impedindo a venda de itens indisponíveis e/ou prejuízos decorrentes de lotes sem saída.

Agilizam o processamento de pedidos

Após o pedido de um cliente, o tempo que a empresa demora para processá-lo influencia diretamente a experiência de compra, já que pode deixar o consumidor satisfeito ou insatisfeito.

Sabendo disso, esses centros logísticos oferecem um processamento ágil e eficaz. Quando um pedido é notificado, os colaboradores ou sistemas automatizados se encarregam de prepará-lo para o envio quanto antes.

Com isso, em períodos de alta demanda, como datas comemorativas, quando o volume de pedidos dispara, você consegue atender a todos os clientes satisfatoriamente. Em uma Black Friday, por exemplo, o serviço tem a infraestrutura adequada para administrar o fluxo intenso de pedidos, tratando cada um com a atenção necessária, sem causar atrasos.

Utilizam uma embalagem segura

Uma embalagem apropriada para o tipo de produto comercializado pela empresa é essencial para protegê-lo durante o transporte, além de ser uma oportunidade para reforçar a marca.

A segurança dos itens enviados é uma das prioridades dos fulfillment centers. Para tanto, costumam utilizar embalagens que preservam a integridade da mercadoria e, ao mesmo tempo, estão alinhadas com a sustentabilidade. A partir dessa iniciativa, reduzem os riscos de incidentes, os custos com avarias e as reclamações e devoluções por parte do consumidor, melhorando suas receitas.

Inclusive, como dito, também é viável personalizá-las, criando uma experiência positiva para o cliente, uma vez que torna a abertura do pacote um momento especial. Esse cuidado com os detalhes na embalagem contribui para a valorização da marca, impactando decisões de compra futuras.

Possibilitam um envio rápido

Conforme já mencionamos, os fornecedores desse tipo de assistência logística fixam os seus galpões em áreas próximas dos grandes centros urbanos, o que os permite despachar os produtos com maior agilidade, diminuindo consideravelmente os prazos de entrega.

Muitos e-commerces oferecem opções de frete expresso, e a eficiência do fulfillment garante que essas promessas sejam cumpridas. Em regiões específicas, por exemplo, você pode assegurar a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte, elevando a satisfação do cliente com a sua loja.

Como escolher um fulfillment center adequado para seu e-commerce?

Na hora de escolher esse serviço, é fundamental analisar uma série de pontos que ajudam a selecionar um prestador que realmente atenda às características e demandas do seu negócio. Saiba, abaixo, o que você deve avaliar para estabelecer essa parceria!

Localização estratégica

É de extrema importância que o armazém da empresa contratada esteja próximo dos principais mercados aos quais você atende. Dessa forma, os custos de envio, frete e prazos de entrega são otimizados.

Se a maior parte dos seus clientes está concentrada em uma capital, centros de distribuição situados nas proximidades garantirão que os produtos cheguem rapidamente até a casa dos seus consumidores.

Capacidade de armazenamento e flexibilidade

Atente à capacidade de armazenamento e à flexibilidade do e-commerce fulfillment center, a fim de descobrir se ele está preparado para lidar com picos de demandas, comuns em promoções ou datas comemorativas.

Considere que um bom fornecedor será capaz de expandir as suas operações conforme o crescimento do seu negócio, sem comprometer a eficiência operacional na logística.

Tecnologia e integração

Para que você consiga acompanhar a execução de cada etapa da gestão de suprimentos, é preciso que o seu parceiro trabalhe com uma tecnologia avançada para o gerenciamento de estoque e pedidos e que possibilite integrações com a sua plataforma de e-commerce.

A partir desses recursos, você pode ter total visibilidade, em tempo real, do status dos itens armazenados em estoque e dos pedidos. Trata-se de um fator indispensável para tomar decisões ágeis, planejar as suas compras e promoções e garantir o atendimento das expectativas dos consumidores.

Capacidade de processamento de pedidos

Rapidez e precisão no processamento de pedidos são requisitos inegociáveis para a seleção de um suporte logístico. Portanto, verifique a taxa de erros na separação e no envio de produtos, além da velocidade de processamento.

A sua loja promete entregas em 48 horas? Então, o fulfillmment deve ser capaz de atender a toda a sua demanda, cumprindo esse prazo à risca, sem falhas.

Qualidade das embalagens e atendimento ao cliente

A embalagem agrega valor à experiência do cliente. Por isso, escolha operadores logísticos que protejam os produtos e ofereçam personalização para fortalecer sua identidade de marca.

Analise cuidadosamente o suporte ao cliente. Ele deve ser ágil, comprometido e eficiente, resolvendo problemas rapidamente. Imprevistos? O operador precisa ter ferramentas e estratégias para solucionar antes de afetar sua reputação.

A contratação de fulfillment centers pode ser determinante para a eficiência logística do seu e-commerce, tendo em vista que contribui para um armazenamento otimizado, para a celeridade no processamento de pedidos, para o uso de embalagens cuidadosas e personalizadas e para envios rápidos. A escolha de uma empresa relevante nessa área enriquece a experiência do seu público-alvo, aumentando a sua satisfação e a fidelização.

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