Atualmente, manter-se na mente do consumidor é crucial. Com tantas opções disponíveis, oferecer “same day delivery” tornou-se essencial para varejistas que querem permanecer competitivos no mercado.
Embora essa prática seja comum entre grandes empresas, ela será cada vez mais necessária para pequenos e médios e-commerces, com consumidores se tornando mais exigentes.
Portanto, para quem atua no setor de vendas, compreender “same day delivery” é fundamental. Neste artigo, vamos explorar essa estratégia e seus benefícios. Boa leitura!
O que é o Same Day Delivery?
Traduzindo para o português esse termo significa “entrega no mesmo dia”. Esse é um modelo de entrega em que um cliente solicita um item que pode ser entregue à sua porta dentro de 24 horas.
A entrega no mesmo dia não significa apenas clientes satisfeitos, mas também reduz os custos de remessa e estoque comercial, permite que as empresas ganhem mais clientes, aumenta as margens de lucro, bem como as oportunidades de negócios e dá à sua empresa uma vantagem sobre as outras.
Saiba mais: 5 dicas para reduzir o abandono de carrinhos
A logística por trás do Same Day Delivery funciona da seguinte forma:
- Confirmação do pedido: Quando o sistema solicita o pagamento do cliente durante o checkout, ele realiza uma verificação de fraude. Depois que o pedido é feito, um e-mail de confirmação é enviado para a caixa de entrada do cliente, que também inclui um número de rastreamento.
- Processamento de pedidos: Esta etapa é realizada nos centros de distribuição e envolve a coleta, embalagem e entrega dos produtos aos clientes. O processamento de pedidos depende da natureza do produto, embalagem, custos de envio e produtividade da força de trabalho.
- Classificação e entrega: O pacote é enviado para o hub de destino local, onde é classificado, escaneado e carregado em um caminhão de entrega.
Conheça os principais benefícios do Same Day Delivery
Vantagem competitiva
A entrega no mesmo dia, quando realizada de forma eficaz, representa uma excelente oportunidade para se destacar no mercado. Essa vantagem é ainda mais significativa para certos produtos que requerem entregas urgentes e cujos concorrentes ainda não adotaram essa abordagem.
Adotar essa estratégia pode elevar o valor da sua marca, promovendo um maior reconhecimento junto ao público no médio e longo prazo.
Um ponto importante sobre o Same Day Delivery é que fazer a entrega no mesmo dia economiza tempo e é uma ótima opção para e-commerces que trabalham com produtos perecíveis, bem como medicamentos – que podem ser solicitados com certa urgência.
Saiba mais: 10 dicas para seu e-commerce vender mais
Os clientes estão dispostos a pagar
Pesquisas apontam que clientes estão dispostos a pagar mais, por entregas mais rápidas.
A urgência dos clientes em adquirir produtos de forma imediata se tornou algo extremamente valioso, com mínimas ou até mesmo nulas repercussões financeiras para os varejistas.
Ao se integrarem à sua plataforma atual, as soluções de entrega de terceiros permitem que os varejistas ofereçam entregas no mesmo dia, além disso, essa tecnologia cria uma abordagem de várias operadoras, onde os varejistas podem acessar todas as grandes e pequenas operadoras e oferecer soluções com base no volume.
Fidelização de Clientes
A fidelização do cliente é um aspecto crucial. Ao proporcionar uma entrega ágil e eficiente, o consumidor se sentirá motivado a realizar novas compras, se transformando em um cliente fiel.
Este procedimento também contribuirá para diminuir as taxas de abandono de carrinho e impulsionar as vendas, uma vez que tais clientes terão a confiança de receber o produto no mesmo dia.
O futuro da entrega no mesmo dia
O same day delivery é apenas a ponta do iceberg quando se trata de opções de entrega convenientes que estarão disponíveis para os consumidores no futuro.
A velocidade de entrega e a conveniência continuarão cada vez mais curtas e eficientes. A tecnologia de entrega de drones já está sendo utilizada para entregar pequenos produtos e, se essa tecnologia dar certo e avançar, ela também se tornará uma grande tendência.
Leia também: Fulfillment: saiba como oferecer frete mais barato para o nordeste
Com a correria da vida e a variedade de opções convenientes, as pessoas preferem pagar mais por serviços que realizam tarefas para elas, ao invés de sair.
Nos próximos 5 a 10 anos, com o avanço das tecnologias, os consumidores irão exigir não apenas entregas no mesmo dia, mas também no mesmo período ou em duas horas.
Investir em entregas no mesmo dia pode ser uma estratégia valiosa para expandir o negócio, aumentar a fidelidade dos clientes e obter uma posição competitiva.
Entregas no mesmo dia estão se consolidando como uma tendência significativa e diferencial competitivo. Antecipar-se é essencial para fidelizar clientes e oferecer experiências altamente personalizadas.
Converse com nossos especialistas para conhecer os serviços da Estoca que podem te ajudar a executar o tão famoso same day delivery!