O sistema WMS (Warehouse Management System) foi desenvolvido para ajudar as empresas que pretendem otimizar a eficiência de suas operações logísticas. Esse recurso tecnológico realiza o controle e a automação de processos nos estoques, aprimorando desde o armazenamento até a expedição dos produtos.
Com funcionalidades que oferecem maior visibilidade e precisão nas tarefas, o WMS diminui erros, evita desperdícios e entrega um fluxo operacional mais estruturado. A adoção dessa ferramenta é de grande relevância para os negócios que desejam se manter competitivos no mercado.
Deseja descobrir como o sistema WMS pode transformar a logística do seu empreendimento e melhorar os resultados? Conheça as vantagens que essa aplicação é capaz de oferecer.
Quais são os benefícios do WMS na gestão logística?
Os diferenciais de uso desse programa são inúmeros. No entanto, existem alguns destaques evidentes que podem ser contemplados logo no início da implementação. Confira.
Reduz os custos da mão de obra
Para realizar atividades diárias que mantenham as demandas e informações logísticas atualizadas, é comum que as companhias necessitem de vários colaboradores e uma atuação manual demorada.
No entanto, com o uso do WMS, é possível diminuir custos com mão de obra, obter resultados estratégicos e gerar relatórios finais mais precisos, visto que a probabilidade de erros é reduzida.
Melhora o controle do estoque
Sem o apoio de uma tecnologia de ponta, é difícil determinar com precisão onde e em quais mercadorias deve-se garantir prioridade. Com o WMS, é possível ter conhecimento sobre os produtos que saem com mais frequência, dos itens que estão estacionados e, assim, entender onde concentrar esforços para elevar os lucros.
O gerenciamento de estoque é o elemento central de uma logística bem planejada. É uma maneira de conduzir esforços em relação às demandas que estão em alta dentro da organização.
Otimização de tempo
Com recursos tecnológicos integrados à empresa, é possível agilizar processos e ter retornos competitivos. Um exemplo prático é a troca de anotações manuais por QR codes, que transferem os dados para o programa WMS em tempo real.
Com uma estrutura automatizada, não é necessário realizar a contagem manual de registros e itens um a um, já que tais informações podem ser acessadas a qualquer momento com rapidez e riqueza de detalhes.
Favorece a experiência do cliente
Saber quais produtos são mais populares para determinada época do ano é ideal para um bom processo logístico. Com o apoio de um sistema de gestão adequado, é possível aprimorar a experiência do público consumidor na expedição de mercadorias a fim de diminuir o tempo de espera.
Dessa forma, gastos desnecessários com excesso de itens são evitados, visto que, com o programa, é possível prever vendas respeitando a saúde financeira do negócio.
Um dos diferenciais do WMS é o rastreio e o monitoramento das operações. Isso porque os clientes estão mais exigentes quanto à transparência do processamento dos pedidos.
Otimiza o espaço
Com o controle de estoque melhorado por meio dessa tecnologia, os gestores passam a detectar as lacunas disponíveis para poderem ser ocupadas por outros produtos, evitando o desperdício de áreas estratégicas do armazém.
Assim, a distribuição das mercadorias permite identificar as maiores circulações e o que está estacionado por mais tempo. Contar com um bom planejamento de espaço é uma ótima técnica de produtividade.
Reduz a ocorrência de perdas em mercadorias
O WMS tem funcionalidades específicas para garantir a integridade dos produtos armazenados, especialmente quanto à validade. Nesse sentido, ele pode sinalizar quando determinados lotes estarão próximos ao vencimento a fim de estimular promoções para a queima de estoque, por exemplo.
Qual é o impacto do WMS na eficiência operacional?
Hoje, contar com uma tecnologia robusta é indispensável para tornar o empreendimento mais eficiente e lucrativo. Sendo assim, o sistema WMS permite que o controle de produtos deixe de ser um procedimento qualquer e passe a integrar uma função mais inteligente e com estratégias exclusivas.
Essa tecnologia é capaz de incorporar fluxos da companhia, dos fornecedores e das transportadoras, formando uma cadeia de suprimentos robusta, que se comunica entre si.
Vale mencionar que a falta de tal programa pode prejudicar o controle de estoque, resultando na perda de desempenho da companhia. Isso compromete a experiência do consumidor e a reputação do negócio. Outros problemas são a ausência de padronização, a baixa produtividade e a perda de qualidade.
Portanto, a importância do impacto relacionado ao sistema WMS está no fato de que agiliza processos, centraliza informações estratégicas e integra diversos departamentos, melhorando a comunicação e beneficiando todos os setores envolvidos.
Como adotar um sistema WMS?
Após contemplar os benefícios e os impactos dessa tecnologia, é bem provável que você esteja pensando em implementá-la na sua empresa. No entanto, é necessário considerar algumas etapas para garantir que o sistema escolhido atenda às demandas da sua empresa logística. Veja as nossas sugestões para fazer um ótimo investimento.
Identifique as necessidades do setor
O primeiro passo é levantar tudo o que seu empreendimento precisa como: analisar o volume de mercadorias, a frequência de circulação e o aprimoramento da logística reversa. Uma observação criteriosa permitirá que você saiba os recursos que o programa WMS deve oferecer, como gerenciamento de armazém, acompanhamento de produtos e inventário facilitado.
Defina objetivos e metas
A segunda etapa é estabelecer os propósitos para a implementação desse sistema. Você pretende melhorar a eficiência logística e diminuir falhas humanas de conferência? Determinar metas adequadas ajudará a analisar o sucesso do investimento e a alinhar as expectativas de todos os envolvidos.
Avalie a escalabilidade do empreendimento
Esse é um fator determinante na hora de escolher o WMS ideal. Veja se a solução apresenta recursos capazes de acompanhar o desenvolvimento empresarial, como o crescimento no volume de pedidos, na variedade do catálogo e na complexidade dos processos.
Um sistema escalável vai além de atender às demandas atuais, pois se adapta facilmente às exigências futuras, assegurando a longevidade do investimento realizado.
Considere a compatibilidade com recursos existentes
Nunca é demais falar sobre integração porque ela beneficia todas as tecnologias existentes na empresa. Portanto, veja se o WMS é compatível com outras ferramentas de uso contínuo, como ERP e geradores de nota fiscal. A interoperabilidade favorece a troca de informações, diminui retrabalhos e aumenta o rendimento de ponta a ponta.
Examine o suporte técnico
Pesquise o histórico da marca fornecedora, a disponibilidade de suporte em horários críticos e o acesso a atualizações contínuas. O suporte completo oferece tranquilidade e contribui para o sucesso da implementação.
Como visto, adotar um sistema WMS é um grande passo para negócios que desejam colocar suas operações logísticas no topo estratégico da companhia. Com inúmeros benefícios que ultrapassam os citados neste conteúdo, esse recurso é um diferencial na missão de agilizar processos internos e na realização de entregas mais organizadas e dentro do prazo estipulado.
Nesse sentido, a Estoca é a melhor escolha devido às vantagens oferecidas, como visibilidade completa da operação, integração em até sete dias e gerenciamento integral do fluxo de armazenagem e entregas.
Fale com a gente e descubra como impulsionar seu controle logístico com a melhor tecnologia disponível.