fbpx

Benefícios fiscais para e-commerces em Extrema – MG

Benefícios fiscais para e-commerces em Extrema - MG

Quando falamos em logística, sabemos que para os e-commerces, quanto melhores forem as condições das tarifas de envio e dos benefícios fiscais, melhor.

Afinal, são centenas ou até mesmo milhares de pedidos todos os dias e os clientes estão sempre em busca de fretes mais baratos ou até mesmo grátis – e, importante: sem deixar de ser rápido também! 

Por esse motivo, muito tem sido falado sobre os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais (MG).

Neste texto você vai descobrir quais são essas vantagens – e se elas realmente valem a pena. Vamos lá! 

O que são benefícios fiscais?

Benefícios fiscais são vantagens tributárias legais que os municípios, estados, ou união aplicam às empresas no que se refere às suas receitas tributárias.

Os benefícios fiscais representam um mecanismo utilizado pela Administração Pública para desenvolver economicamente uma determinada região ou fomentar algum setor da economia.

Para isso, são concedidas condições especiais de tributação como: isenções, reduções de bases de cálculo, subvenção ou concessão de crédito presumido. Todas elas têm como objetivo reduzir a carga tributária das empresas, tornando mais atrativo operar em determinados locais.

O Brasil possui uma das cargas tributárias mais altas do mundo e grande parte desses valores incidem sobre a cadeia de consumo. Para os e-commerces, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é o principal tributo que incide sobre as vendas, o que aumenta a importância de se fazer um bom planejamento tributário e de se buscar as melhores alternativas para redução das alíquotas.

Toda essa economia alcançada na redução de carga tributária, possibilita aos e-commerces trabalhar com melhores margens ou estratégias de preço mais agressivas que venham a criar diferenciais em um mercado cada vez mais competitivo.

Como funciona o benefício fiscal Minas Gerais?

O Governo de Minas Gerais está buscando incentivar e fomentar a distribuição partindo do estado, através de um tratamento tributário setorial voltado ao e-commerce.

Estas medidas visam alavancar o desenvolvimento empresarial no Estado proporcionando melhores condições de competitividade às empresas, além de incentivar o investimento através da instalação de novos empreendimentos.

Você pode avaliar na nossa Calculadora de Benefício Fiscal qual redução você pode ter levando seu estoque até Extrema e compará-lo com outros locais.

Veja a seguir como ele funciona:

Qual o benefício fiscal em MG?

O grande benefício fiscal oferecido pelo Governo mineiro é a cobrança do ICMS.

Em comparação ao ICMS arrecadado em São Paulo que é de 18% (um dos mais altos do país), em terras mineiras o mesmo imposto varia entre 2% (dois por cento) a 6% (seis por cento) nas vendas internas e até 1,3% nas vendas interestaduais. Além de dispensar a retenção e recolhimento de ICMS devido nas entradas de mercadoria.

Isso fez muitos e-commerces repensarem a sua logística e abrir uma operação, ou até mesmo fixar o seu escritório principal em Extrema, uma cidade que fica super próxima da cidade de São Paulo.

O que proporciona aos comerciantes uma combinação de vantagens. O município conta com uma excelente infraestrutura logística, com galpões de alto padrão e, ao mesmo tempo, possui fácil acesso às principais rodovias de São Paulo. 

Desta forma, os e-commerces ali instalados contam com uma condição única de operação, combinando uma carga tributária reduzida e acesso ao que há de melhor nos serviços logísticos do Brasil.

Mas os benefícios não param por aí:

– Diferimento do ICMS na importação de insumos e mercadorias para comercialização;
– Diferimento do ICMS na aquisição interna de mercadorias e insumos;
– Diferimento do ICMS na aquisição de Ativo Imobilizado;
– Diferimento do DIFAL na aquisição de Ativo Imobilizado de outros Estados;
– Dispensa do ICMS Substituição Tributária na aquisição de mercadorias;
– Crédito Presumido de ICMS.

Estes benefícios estão disponíveis num âmbito estadual, ou seja, todo e qualquer e-commerce instalado em MG tem direito a usufruir destas reduções de carga tributária. 

As vantagens são benéficas para diversos setores e apresenta apenas algumas restrições para produtos específicos, que possuem condições especiais de tributação. Por isso é altamente recomendado que cada e-commerce estude e busque apoio especializado para ter clareza do que é mais vantajoso para o seu negócio.

Leia também: Fulfillment: o que é e como funciona?

Por que escolher a Estoca como parceiro logístico em Extrema – MG?

Respondendo por 12,5% das vendas do comércio eletrônico em todo o país, Extrema abriga grandes empresas, mas ainda não possui muitas opções para e-commerces D2C.

Com a chegada da Estoca em Extrema, possibilitamos a entrada de e-commerces que desejam, além de acessar os benefícios fiscais do Estado, uma entrega de qualidade com velocidade e preços adequados ao seu volume de operação e que prezam por uma experiência de alto padrão para o consumidor final.

O seu e-commerce terá acesso à tecnologia Estoca, com acompanhamento em tempo real desde o processo de envio, até a armazenagem, empacotamento e despacho para o cliente final.

Tudo isso 100% integrado com os seus canais de venda e ERP, garantindo visibilidade e controle total de sua operação e uma experiência única para seu cliente.

Quer saber sobre como a Estoca pode te ajudar a reduzir os tributos fiscais do seu e-commerce? Fale com um de nossos especialistas

× Fale com um especialista