Veja como preparar o e-commerce para as vendas sazonais

Vendas sazonais

Todos os anos, as vendas sazonais representam uma excelente oportunidade de ganhos para quem atua no e-commerce. Afinal, essas datas comemorativas e eventos fazem com que os consumidores aumentem a procura por itens relacionados àquele momento ou pelas promoções e ofertas disponibilizadas.

Assim, você pode garantir um excelente faturamento para o seu negócio e o aumento da receita anual — se souber como explorar as vendas sazonais, é claro. Afinal, não basta simplesmente estar no mercado. É preciso implementar estratégias para chamar a atenção do consumidor e se destacar em meio à concorrência.

Como as datas sazonais ocorrem ao longo do ano inteiro, é sempre um bom momento para pensar na próxima oportunidade. Que tal começar agora, com a leitura deste conteúdo? Ele mostra quais são os principais períodos sazonais e como você pode preparar o seu e-commerce para trabalhar cada um da melhor forma. Boa leitura!

Quais são os principais períodos de vendas sazonais do ano?

Existem vários períodos sazonais que ajudam a movimentar o comércio. Podem ser datas especiais somente para um determinado município, como as festas regionais, mas também eventos que ocorrem em diferentes países, como o Natal.

Há diversas oportunidades para aproveitar ao longo do ano, mas as vendas sazonais tendem a aumentar, principalmente, em épocas como:

  • Dia do Consumidor;
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Halloween;
  • Black Friday;
  • Natal;
  • Ano Novo.

Por que eles são tão importantes para as vendas?

A tendência é que as pessoas procurem por produtos específicos da época ou presentes para alguém especial, então o movimento cresce de maneira significativa. É por isso que as vendas sazonais têm uma participação tão importante no faturamento dos negócios online e no varejo de modo geral.

Além de mais pessoas deixarem para fazer compras nessa época, o ticket médio costuma aumentar. Consequentemente, as lojas têm um movimento maior e um lucro mais alto.

Se souberem aproveitar da maneira correta as vendas sazonais, elas podem até mesmo salvar a receita do negócio quando existe o risco de um possível prejuízo em função do pouco movimento nos outros meses.

Como preparar o e-commerce para as vendas sazonais?

Como dito na introdução, não basta estar no mercado para fazer boas vendas sazonais. O ideal é que exista um planejamento para que você consiga adequar suas estratégias e campanhas às características daquela data comemorativa ou do evento.

Dessa forma, você vai conversar com o público do jeito certo e entregar produtos, soluções, ofertas e promoções que atendam às expectativas dele. Mas não se preocupe porque esse planejamento não é complicado, e nós deixamos algumas dicas para facilitar a tarefa. Confira nos tópicos a seguir.

Planeje bastante

Comece fazendo um levantamento das datas comemorativas e eventos sazonais que podem ser trabalhados pelo seu e-commerce. Sendo assim, dê início ao planejamento das campanhas de maneira antecipada.

Assim você pode se organizar bem e pensar em estratégias com maiores chances de bons retornos. Deixar para a última hora tende a exigir improvisação e, por consequência, traz resultados abaixo do esperado ou prejuízos.

Analise históricos de vendas anteriores

Para ter um bom volume de vendas sazonais, é interessante que você entenda o comportamento do seu consumidor durante essa época. Portanto, faça uma análise do histórico de vendas anteriores nessa mesma época para entender quais são as preferências do público.

Contudo, é importante que você não se limite ao seu negócio. Veja o desempenho dele e observe o mercado como um todo para entender o que os consumidores tendem a procurar em cada uma das datas ou eventos.

Desse modo, poderá planejar a oferta com maiores chances de retorno e, ao mesmo tempo, implementar estratégias que vão atrair essas pessoas.

Prepare ações de marketing

Se você vai investir nas vendas sazonais, o seu público precisa saber que o seu negócio está participando delas. Por isso, inclua em seu planejamento ações de marketing para divulgar as ofertas e promoções para as pessoas estarem informadas sobre isso.

Lembre-se de fazer a segmentação das campanhas para que elas alcancem o público certo. Aí, sim, você terá maiores chances de um bom retorno sobre o investimento.

Crie promoções específicas

Considere que as pessoas esperam algo diferente para as vendas sazonais e que, portanto, não costuma ser atrativo trabalhar com o que já é feito ao longo dos outros meses. O ideal é criar promoções específicas, inclusive porque isso vai despertar o senso de escassez e de urgência. Se o consumidor não aproveitar agora, só no próximo ano.

Foque na experiência do cliente

É verdade que o seu interesse é alcançar um ótimo faturamento com as vendas sazonais. No entanto, seu público não pode ter essa mesma visão. Você precisa focar na experiência dele para que fique satisfeito e, dessa forma, seu negócio conquiste mais clientes para o restante do ano.

Os períodos sazonais são uma ótima oportunidade para aumentar a base de pessoas atendidas. Então ofereça um bom atendimento e garanta que o seu cliente encontre o que está buscando e que tudo alcance as expectativas dele.

Aposte no lançamento de produtos sazonais

Não são somente as ofertas e promoções exclusivas que atraem o consumidor. Os períodos sazonais também incluem produtos exclusivos da época. Sendo assim, você pode fazer os seus próprios lançamentos e despertar o senso de exclusividade.

O fato de serem itens encontrados apenas no seu negócio pode fazer com que o interesse do público seja ainda maior. Mas não se esqueça de compreender os hábitos de consumo dessas pessoas e suas preferências. Assim, as chances de ter sucesso com esses produtos sazonais serão ainda maiores.

Capriche na divulgação

Para finalizar, capriche na divulgação das suas campanhas de vendas sazonais. Verifique quais são os canais mais utilizados pelo seu público-alvo e lance postagens, anúncios, conteúdos e outros mais para as pessoas saberem das promoções e ofertas.

Considere a importância de trabalhar com materiais cuja identidade remeta a esse evento sazonal e ajuste a linguagem e a mensagem ao perfil do seu público para que ele consiga se identificar com o que está sendo divulgado.

Como mensurar os resultados das estratégias?

Para conferir o desempenho das estratégias e campanhas, é preciso fazer um comparativo dos resultados de agora com aqueles obtidos em anos anteriores. Por exemplo, se estamos falando da quantidade de vendas no Natal, quantas foram feitas agora e qual foi o volume no ano passado ou a média dos anos anteriores?

Esse cálculo também pode ser feito com outros indicadores, como ticket médio, receita geral e quantidade de clientes atraídos. Se você utilizar ferramentas de gestão de pedidos e vendas, essa análise será ainda mais fácil. De toda forma, é possível realizar o controle manual, embora eles sejam um pouco mais trabalhosos.

Seja como for, a partir dessas análises, é possível conferir se as estratégias surtiram resultados melhores do que nos anos anteriores. Dessa forma, você poderá implementar melhorias ou persistir nas técnicas que funcionam a fim de alcançar sucesso com as próximas campanhas também.

Não se esqueça de que ao longo de todo ano existem datas comemorativas e eventos que permitem aproveitar as boas oportunidades trazidas pelas vendas sazonais. Então veja quais são mais interessantes para o seu negócio e o seu público para planejar as campanhas de forma estratégica e alcançar ótimos resultados.

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