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WMS na logística: saiba como escolher o ideal

Os dados são aliados essenciais para decisões mais acertadas em um negócio. O WMS gera relatórios detalhados que ajudam na análise de desempenho. Com essas informações, você identifica padrões de demanda e tendências, ajustando suas estratégias de reposição de estoque e planejamento de compras conforme necessário.

Com esse sistema, você acompanha em tempo real cada movimento do seu estoque e evita problemas comuns, como a indisponibilidade de produtos. Assim, para garantir que a ferramenta atenda às suas necessidades, escolha um modelo alinhado à sua logística.

Tem dúvidas sobre como fazer a melhor escolha? Neste post, abordamos o que considerar ao adquirir o WMS ideal para seu e-commerce. Confira!

Qual a importância de um sistema WMS na logística?

Um Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns, automatiza e controla os processos em um centro de distribuição ou armazém. Veja como essa tecnologia impacta os negócios.

Aumenta a eficiência operacional

Quando você realiza manualmente tarefas como a coleta de pedidos, fica mais suscetível a erros humanos e demora mais para concluir. Por outro lado, a integração do WMS automatiza esse setor, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo equívocos e retrabalhos.

Torna o inventário mais preciso

Com o WMS, você tem acesso a dados imediatos sobre o estoque. Assim, controla rigorosamente o inventário e minimiza discrepâncias entre o físico e o registrado no sistema. Isso impede a venda de produtos que não estão disponíveis.

Otimiza o espaço no armazém

Maximizar o uso do espaço no armazém é crucial, especialmente para e-commerces com alta demanda e um portfólio diversificado. As tecnologias do WMS otimizam o espaço sugerindo a melhor localização para os produtos, com base em demanda e características. Por exemplo, itens de alta rotatividade ficam mais próximos da área de expedição, reduzindo o tempo de movimentação e localização.

Fornece dados para análises de desempenho

Os dados são essenciais para decisões mais acertadas. O WMS gera relatórios detalhados para análise de desempenho. Com essas informações, você identifica padrões de demanda e tendências. Dessa forma, ajusta suas estratégias de reposição de estoque e planejamento de compras conforme necessário.

Reduz custos

O armazenamento excessivo e a mão de obra dedicada ao estoque pesam no orçamento. Com o WMS, você diminui os custos operacionais e pode investir o montante poupado no crescimento da empresa.

Melhora a satisfação do cliente

Como você administra o estoque reflete na reputação da empresa. O gerenciamento estratégico com um sistema específico elimina erros na separação de pedidos e reduz os prazos de entrega, melhorando a satisfação do cliente.

Quais critérios considerar para escolher o WMS ideal?

Agora que você conhece o WMS na logística, é hora de avaliar quais pontos considerar para escolher o sistema mais adequado ao seu e-commerce. Veja o que avaliar:

Funcionalidades necessárias

Comece avaliando as funcionalidades necessárias para o seu armazém, como gerenciamento de inventário, rastreamento de pedidos e relatórios analíticos. A plataforma deve oferecer um módulo de inventário para gerenciar recebimentos e monitorar todos os passos da entrada de produtos. Para mercadorias perecíveis, o controle de lote e validade integrado é indispensável.

Integração com outros sistemas

A capacidade de integração é crucial para um fluxo de informações eficiente. Verifique se o WMS integra facilmente com outros sistemas, como ERP, CRM e soluções de transporte. A integração do WMS e ERP, por exemplo, permite que as informações de estoque sejam atualizadas instantaneamente, evitando que produtos indisponíveis continuem sendo anunciados.

Escalabilidade

Escolher uma ferramenta que não acompanhe o crescimento e o volume de pedidos pode causar ineficiências e prejuízos financeiros. Por isso, a escalabilidade do WMS é crucial. Prefira um sistema com estrutura que possibilite ajustes conforme a demanda, evitando gastos com troca frequente de tecnologia.

Suporte

Caso surja um problema que afete o funcionamento da plataforma, é essencial ter um fornecedor que resolva a questão rapidamente para evitar a paralisação dos processos. Considere a qualidade do suporte oferecido, buscando parceiros que atuem na implementação e ofereçam suporte contínuo.

Custo-benefício

Estude o custo-benefício do sistema. Avalie não apenas o preço inicial, mas também o Retorno sobre Investimento (ROI) em termos de eficiência e redução de custos operacionais. Um WMS com atendimento dedicado, por exemplo, resolve problemas mais rapidamente e personaliza a ferramenta conforme o crescimento da empresa.

Como a escolha adequada do WMS pode otimizar processos e reduzir custos?

Um sistema alinhado aos processos da sua empresa garante operações logísticas mais eficientes. Um WMS bem integrado proporciona uma visão completa dos processos do armazém, facilitando a tomada de decisões. Além disso, ao se adaptar ao seu fluxo de trabalho, minimiza o tempo de implementação e reduz a necessidade de trocas futuras, economizando esforços e dinheiro.

À medida que a plataforma cresce com o negócio, você evita custos adicionais relacionados à migração de sistemas ou adaptação de processos. Isso geralmente é caro e pode interromper suas atividades.

A gestão eficiente do atendimento ao cliente e a entrega de pedidos é crucial para o sucesso de um e-commerce. Com o WMS, você potencializa seus resultados, garantindo que as informações fluam de forma integrada e colaborando para uma resposta rápida às demandas dos consumidores e maior agilidade na movimentação de produtos.

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