Fulfillment: o que é e como funciona?

Fulfillment: o que é e como funciona?

Fulfillment é o nome utilizado para o serviço que engloba todos os processos envolvidos na operação logística de um e-commerce, incluindo recebimento, processamento e entrega de produtos aos clientes.

Mesmo que sejam etapas comuns na rotina de qualquer e-commerce, muita gente ainda se pergunta sobre o que se trata essa expressão – já que é um termo em inglês – e qual a relação dele com a logística de um e-commerce.

Ao otimizar as etapas que vêm depois que o cliente confirma a compra de um produto na internet, dentro da própria empresa ou terceirizando, o empreendedor pode reduzir o tempo de entrega, diminuir custos de envio e administração ao utilizar um fulfillment para e-commerce.

Continue aqui comigo que eu vou te explicar tudo que você pode fazer para otimizar seu processo logístico tendo uma solução de fulfillment ao lado!

Fulfillment: o que é?

O fulfillment é um serviço de ponta a ponta que auxilia as empresas em todo o processo logístico, do recebimento do pedido à entrega na porta do cliente.

É um dos pilares para uma estratégia voltada à satisfação dos consumidores, uma vez que ele é organizado priorizando a experiência antes, durante e depois da venda. Te dando visibilidade sobre a jornada dos pedidos desde o checkout até a entrega.

Ou seja, trata-se de uma operação essencial para qualquer e-commerce, mas que muitas vezes acaba sendo colocada em segundo plano pela gerência das lojas. 

Quais são as etapas do fulfillment para e-commerces?

Essa é a parte da cadeia que envolve: 

● Controle de estoque

O processo de fulfillment começa com o armazenamento dos produtos que serão vendidos. Nesse primeiro passo, é importante não apenas ter um local para armazenar os produtos, mas também um processo e um sistema para organizar o recebimento e a saída dos itens.

Nesse caso, é necessário contar com soluções que garantam um bom controle de inventário após as vendas. 

Separação e empacotamento

A separação do pedido é feita a partir da aprovação do pagamento. Nesse momento, a eficiência da organização do estoque fica evidente e facilita muito na hora de empacotar os pedidos.

Um empacotamento eficaz é essencial para evitar prejuízos e garantir a integridade do produto durante as etapas posteriores. Além disso, a embalagem também é a primeira impressão visual e física que seu cliente terá ao receber o pacote. Quanto mais segura e bem apresentada, melhor será a reputação da marca. Um com empacotamento também é capaz de diminuir custos extras, como o de troca de produto por possíveis danos no transporte.

Transporte e entrega dentro do prazo

Para um bom fulfillment, é imprescindível que a entrega do produto cumpra os prazos estabelecidos. Além disso, soluções tecnológicas durante a entrega, como a disponibilização de rastreamento e mensagens automáticas, são muito bem-vindas.

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Pós-entrega

Nessa etapa, é que podemos ter a noção se a experiência do cliente foi boa ou não. É durante esse processo que também são administrados casos como trocas e devoluções, exigindo a estruturação de um bom sistema de logística reversa.

Quais são as vantagens do fulfillment?

Redução de custos

Há uma grande redução de custos para empresas que possuem um parceiro de fulfillment, já que as despesas com armazenamento, manuseio, preparação e transporte dos produtos costumam ser elevadas.

Também há um importantíssimo ajuste de custo para se destacar: a redução do preço do frete para o seu cliente. Muitos e-commerces perdem clientes devido à cobrança da entrega. Quanto mais longe o consumidor está, mais caro ele pagará, resultando em possíveis desistências. Com um parceiro de fulfillment, esse problema se resolve.

Economia de tempo e agilidade

O fulfillment facilita o processo de entrega do seu produto, pois uma empresa de logística especializada se encarregará de oferecer a melhor experiência para os clientes desde o momento do pedido em sua loja até a entrega do item.

Satisfação de clientes

Com uma logística bem executada, é possível garantir pontualidade nas entregas e evitar problemas, como ruptura no estoque, perda de produtos, avarias durante o frete, entre outros.

A automação do envio e um galpão estrategicamente posicionado reduzem os prazos de entrega, ou seja, o ciclo de venda se conclui mais rapidamente e pode-se iniciar outro. 
A verdade é que a eficiência nessa cadeia faz toda a diferença na experiência do cliente.

Como implementar o fulfillment no e-commerce?

Por ser uma atividade complexa e altamente relevante para o negócio, muitas empresas apostam na terceirização desse serviço. Por que não contar com uma empresa especializada e com todas as tecnologias necessárias para entregar a melhor experiência de logística possível, não é?

Uma plataforma para gerir o estoque e as entregas já é, normalmente, uma ótima proposta para retirar muitos pesos das costas.

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No entanto, aqui na Estoca, dá para fazer muito melhor do que isso ao integrar cada e qualquer operação administrativa em uma só plataforma.

Imagina ter um parceiro responsável por estocar, embalar e enviar para você? Pois é!

Quer saber mais sobre fulfillment? Fale com nossos especialistas, será um prazer te explicar como essa solução pode ajudar o seu e-commerce a ganhar mais eficiência, otimizar os custos e garantir a satisfação de seus clientes!

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