O que é Retail Media e como funciona essa tendência do varejo?

O que é Retail Media e como funciona essa tendência do varejo?

Exibir anúncios no momento em que o cliente está no ato da compra é uma ação bastante estratégica para quem vende online – e é isso que o Retail Media propõe! Essa nova tendência sugere posicionar anúncios pagos em sites, como marketplaces ou e-commerces de nicho, para impactar o cliente em um ambiente específico de compra.

Alcançar o consumidor ideal pode ser uma tarefa difícil. Agora, alcançá-lo e atrair a sua atenção e interesse, além de complicado, são fatores fundamentais para a conversão de vendas, sobretudo, no ambiente digital. Diante disso, entender o que é Retail Media é um importante passo para se destacar em meio à concorrência e ampliar as suas vendas.

Vamos juntos saber mais sobre esse assunto? 🧐

O que é Retail Media?

Retail Media é uma estratégia de marketing que possibilita às marcas publicarem os seus anúncios em espaços varejistas, o que inclui desde plataformas online até unidades físicas – aqui vamos focar principalmente na versão digital, ok? 

O objetivo é aumentar a visibilidade dos produtos para públicos já qualificados e impactar o consumidor no momento ideal para influenciar a sua decisão já na jornada de compra.

Essa é uma estratégia utilizada principalmente por grandes marketplaces, mas que também tem crescido no mercado de nicho – muitas drogarias e perfumarias têm investido em suas próprias plataformas de Retail Media, por exemplo.

Mas, qual a diferença entre Retail Media e Google Ads?

A principal diferença entre essa novidade e os Ads convencionais é que os dados utilizados nela para segmentar as ofertas são disponibilizados pelo próprio varejista, e não por plataformas de publicidade terceirizadas, como ocorre com o Google Ads.

Na prática, isso significa que as informações coletadas no Retail Media são de pessoas que já estão cadastradas na plataforma de vendas e consentiram o uso de suas informações.

Assim, a sua empresa não necessita de ferramentas para consentimentos ou análise de dados para alcançar o seu público-alvo. Já está tudo alinhado e dentro da LGPD!

Um outro benefício do Retail Media, então, é não precisar lidar com questões de tratamento de dados pessoais. Isso porque esses anúncios são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, portanto, os dados coletados são de pessoas que já possuem conta no canal e já deram seu consentimento prévio.

Como funciona?

O Retail Media é considerado uma forma estratégica para os varejistas ampliarem suas fontes de receita e lucro, cobrando para as marcas anunciarem em suas plataformas. Os anúncios podem ser exibidos em diferentes formatos e locais das plataformas, de modo a atingir o consumidor em diferentes etapas da sua jornada.

Para que os seus produtos sejam incluídos e anunciados em determinada plataforma, a empresa anunciante paga uma certa quantia que pode variar de acordo com o site, segmento, etc. A partir daí, o varejista usa o seu banco de dados para realizar a segmentação dos anúncios, para que sejam direcionados para um público-alvo específico.

No e-commerce, geralmente há dois formatos de anúncios: native ou display. No primeiro modelo, eles aparecem junto dos resultados das pesquisas feitas no site, com um aviso de “patrocinado” ou “sponsored”.

Já no formato display, os anúncios podem ser veiculados em banners e outros criativos, sendo exibidos em diferentes espaços, como na homepage ou páginas de produto.

Muitas vezes, são utilizadas agências para realizar a intermediação entre as marcas e as plataformas de Retail Media.

Quais são os benefícios do Retail Media?

Maior assertividade
O Retail Media permite que as marcas atinjam o consumidor no momento certo, ou seja, quando ele já está no processo de compra. Assim, é possível atrair a sua atenção e, de certa forma, estimular a adquirir mais produtos na mesma jornada de compra.

Maior visibilidade
Marketplaces e sites nichados contam com um público fiel e um excelente tráfego orgânico. Dessa forma, eles se tornam espaços estratégicos para ampliar o alcance de uma marca e otimizar a conversão com anúncios.

Maior mensuração
O Retail Media oferece ótimos recursos de mensuração e análise, permitindo que as marcas monitorem o desempenho de seus anúncios em tempo real. Com métricas detalhadas, as marcas podem tomar decisões e otimizar suas campanhas para maximizar os resultados.

E, claro, maior conversão e vendas
Ao exibir anúncios relevantes em momentos-chave durante a jornada de compra, o Retail Media ajuda a impulsionar a conversão e a aumentar as suas vendas. Os consumidores que estão pesquisando produtos ou comparando preços são mais propensos a clicar em anúncios relevantes e realizar uma compra.

Outras opções de Retail Media – spoiler temos na Estoca! 🤫

Pode parecer que essa tendência é focada somente em grandes marketplaces, principalmente quando pensamos no número de acessos – faz sentido um e-commerce que está crescendo querer fazer sua divulgação em sites maiores, né? Mas, na verdade, qualquer varejista pode pensar em divulgar em seus sites!

Fazendo suas divulgações em lojas virtuais menores, você pode, por exemplo, acertar de forma mais exata o seu público-alvo. Ou seja, talvez o número de acessos deste site seja realmente menor quando comparado a um marketplace de peso, mas se o público da loja menor for exatamente o mesmo perfil de público do seu e-commerce, as chances de conversão são ainda maiores.

A Estoca possui um esquema de Ads bem parecido com o Retail Media. Somos uma empresa de logística que oferece para todos os nossos clientes uma página de rastreamento para que o seu cliente possa acompanhar a entrega de uma encomenda de forma simples, certo? Nessa página, então, é possível fazer anúncios que dê match com a compra desse cliente que está acompanhando o pedido!

Ou seja, os clientes de nossos clientes são impactados com anúncios dentro da sua própria página de rastreio. Bem legal, né?

Atualmente a Estoca conta com diversos clientes de diferentes segmentos, mas se seu e-commerce é do mercado de cosméticos, suplementos ou vestuário, temos diversas oportunidades para você anunciar os seus produtos!

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Para finalizar, o Retail Media é uma tendência que tem crescido muito nos últimos anos, sendo discutida em diversas palestras, congressos e eventos de e-commerce e tecnologia. No entanto, um grande desafio para a sua consolidação no Brasil é a falta de conhecimento.

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Mas agora que você sabe o que é Retail Media – e que ele pode ser feito também na Estoca – você já pode se preparar para embarcar nessa nova tendência. Essa parceria entre as marcas e o setor do varejo deve ganhar cada vez mais força no Brasil, o que se deve ao fato de facilitar o alcance ao público e impulsionar as vendas, gerando lucros para ambas as partes.

E aí, gostou dessa nova estratégia? Se tiver interesse em anunciar na Estoca é só nos enviar uma mensagem! E se caso queira entender mais sobre os serviços de logísticas da Estoca, fale com a gente por aqui.