Como evitar rupturas de estoque? Confira

A disponibilidade de produtos em empresas de varejo é essencial para garantir que o cliente possa comprá-los no momento em que desejar. Rupturas de estoque, ou seja, a falta de mercadorias no ponto de vendas pode causar um enorme prejuízo financeiro e à reputação da marca.

Manter os estoques abastecidos não é apenas uma questão de atender à demanda, mas também de fortalecer a confiança do cliente no e-commerce. No entanto, alguns fatores podem contribuir para rupturas, especialmente em ambientes de alta rotatividade.

Quer evitar esse problema no seu negócio? Descubra as melhores estratégias para evitar o desabastecimento de produtos. Confira!

O que são rupturas de estoque?

Imagine acessar o seu site de e-commerce preferido, com tudo o que pretende comprar em mente, e descobrir que aquele produto que você queria não está disponível. Chato, né? Isso é o que chamamos de ruptura de estoque: quando um item que o cliente espera encontrar não está disponível para compra.

No universo online, onde a concorrência está a um clique de distância, essa situação pode ser ainda mais prejudicial. Isso porque acarreta perda de vendas imediatas, tendo em vista que os consumidores tendem a buscar outras lojas que ofereçam a mercadoria do seu interesse.

Além de impactar diretamente o faturamento, a falta de produtos também pode prejudicar a experiência do cliente e na percepção da sua marca. No e-commerce, o público espera facilidade, rapidez e, acima de tudo, que o produto desejado esteja à disposição.

Quando isso não acontece, ele pode perder a confiança na empresa e, inclusive, fazer avaliações negativas que acabem desmotivando compras futuras. Portanto, uma boa gestão de estoque é necessária para um processo de reposição eficiente.

Quais são as principais causas da ruptura de estoque?

As rupturas de estoque podem representar um grande desafio para as empresas, mas entender as suas causas pode ajudar a evitá-las, dando continuidade às vendas e impedindo perdas financeiras. Acompanhe, a seguir, por quais razões os estoques se esgotam.

Falhas no planejamento de demanda

Muitos e-commerces têm dificuldades para prever corretamente a quantidade de produtos que será necessária em determinado período. Nas lojas online, isso pode acontecer quando há uma subestimação de vendas em datas sazonais, como Black Friday ou Natal.

Por exemplo, se uma loja de produtos eletrônicos lançar uma promoção de fones de ouvido sem fio, mas não calcular que a demanda pode triplicar devido à alta procura, o estoque pode acabar em poucas horas. Nesse caso, é fundamental analisar dados históricos e tendências de mercado para planejar melhor as suas demandas.

Problemas logísticos e atrasos no reabastecimento

A logística desempenha um papel determinante nas vendas virtuais, e qualquer atraso pode ser um pesadelo. Porém, pode acontecer de os fornecedores atrasarem as entregas ou de a sua própria operação interna não conseguir reabastecer o estoque a tempo.

Suponhamos que um e-commerce de moda vendeu um vestido viral nas redes sociais. Se o fornecedor não entregar os lotes a tempo de repor o estoque, a loja perderá vendas em um momento de alta visibilidade, além de decepcionar os clientes. Uma solução para isso é manter parcerias confiáveis e ter processos de logística bem alinhados.

Erros no controle de inventário

Nada mais frustrante do que descobrir que o estoque do sistema diz uma coisa, mas a realidade no armazém é outra. Essa situação costuma ser bastante recorrente, principalmente em e-commerces que ainda utilizam sistemas de controle manuais ou pouco integrados.

Um marketplace pode listar como disponível um modelo de celular que já se esgotou no estoque físico. O consumidor faz a compra, mas depois recebe a notícia de que o pedido será cancelado, o que afeta consideravelmente a credibilidade da marca. A adoção de sistemas automatizados de controle de estoque ajuda a minimizar esses problemas.

Picos inesperados de demandas

Alguns produtos podem se tornar sucesso da noite para o dia, seja por influência de tendência ou até de um acontecimento inesperado. Se uma loja de artigos esportivos vende uma camisa oficial de um time e, de repente, o jogador dessa equipe faz um gol histórico em uma final de campeonato. A demanda pelo produto tende a disparar.

Embora esses picos sejam difíceis de prever, é necessário contar com estratégias, como estoque de segurança, para garantir a disponibilidade da mercadoria. Para isso, é recomendado calcular uma quantidade extra de produtos, que fique além do estoque regular, para cobrir essas variações.

O que fazer para evitar as rupturas de estoque?

Um planejamento cuidadoso e uma gestão eficiente são imprescindíveis para evitar rupturas de estoque. Descubra, a seguir, quais são as melhores práticas para que o seu estoque esteja sempre abastecido.

Controle de inventário em tempo real

Ter uma visão em tempo real do que está disponível ajuda a identificar rapidamente quando os produtos estão acabando, permitindo que você faça reposições antes que faltem completamente.

Com sistemas automatizados, como Sistema de Gestão de Armazém (WMS), você pode monitorar os níveis de estoque em cada canal de venda, o que impede que o produto seja listado como disponível quando, na verdade, não há mais unidades. A prática também facilita a organização e a integração dos setores de vendas, logística e compras, proporcionando uma reposição sem falhas.

Previsão de demandas

A previsão de demanda utiliza dados históricos, analisa tendências de mercado e estuda comportamentos de consumo para estimar quais mercadorias terão maior procura em determinados períodos.

A partir dessa iniciativa, você consegue ajustar seu estoque com antecedência, evitando tanto a falta quanto o excesso de produtos que podem se tornar obsoletos.

Parcerias com fornecedores

Parcerias sólidas com fornecedores confiáveis asseguram uma reposição contínua e pontual, reduzindo o risco de rupturas. Ademais, ter uma comunicação aberta e clara com eles permite que você gerencie o pedido de acordo com a demanda.

Um bom fornecedor estará disposto a atender suas necessidades, oferecer flexibilidade nos prazos e até colaborar para melhorar a previsão de entrega.

As rupturas de estoque representam perda de vendas e de confiança na marca e, consequentemente, prejuízos financeiros. Implementar práticas de reposição mais estratégicas, combinadas com o uso de tecnologias que ampliem o controle do e-commerce sobre o estoque, permite um fluxo de produtos constante, impacta positivamente na experiência do cliente e aumenta a fidelização.

Quer prevenir prejuízos para a sua empresa? Entenda a importância da gestão de estoque e descubra como fazê-la!

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