A logística integrada é uma solução estratégica que surgiu para aumentar a eficiência e superar os desafios nesse setor. Sua adoção em e-commerces tem aumentado consideravelmente, proporcionando diferenciais competitivos frente aos concorrentes.
Ela, inclusive, está alinhada com uma visão holística e integrativa das organizações, que se tem mostrado uma abordagem moderna e eficiente para esse tipo de negócio.
Mas, você sabe o que é esse conceito? Neste artigo, vamos explicar o que é logística integrada e como ela impacta diretamente a eficiência da sua loja online. Confira a explicação a seguir!
O que é a logística integrada
A logística integrada é um modelo de gestão moderno, que tem por objetivo conectar todas as etapas da cadeia logística em um fluxo único e sincronizado. Isso inclui:
- gerenciamento de fornecedores;
- gestão de armazéns;
- transporte;
- armazenamento;
- acompanhamento de inventário e estoque;
- entrega do produto nas mãos do cliente final.
A proposta é ter uma operação ágil, modernizada e com maior comunicação entre essas etapas que são interdependentes. Além disso, ela está alinhada com as demandas do mercado atual, principalmente no que diz respeito à redução dos prazos de entrega e ao aumento da satisfação do cliente.
Um dos seus principais diferenciais é a capacidade de centralizar informações e processos em um mesmo local. Isso é feito com o suporte de tecnologias voltadas para esse fim, como os sistemas de ERP e TMS.
Isso ajuda a melhorar a tomada de decisões, especialmente quando há uma crise ou urgência. Assim, os responsáveis têm todas as informações em um mesmo lugar, facilitando a agir com maior precisão, reduzindo prejuízos causados por erros.
A logística integrada potencializa os resultados do seu e-commerce
Proporcionar uma abordagem integrada para o setor logístico do seu e-commerce pode transformar completamente as operações e destacar o seu negócio no mercado. Confira a seguir os benefícios que sua adoção pode trazer!
Melhora eficiência operacional
Um dos principais diferenciais da logística integrada é sua capacidade de eliminar gargalos e reduzir falhas de comunicação a partir da conexão entre todas as etapas da cadeia logística.
A partir dos dados centralizados e com visualização em um mesmo dashboard, é possível:
- monitorar o status do estoque em tempo real, com informações atualizadas do inventário, evitando tanto perdas quanto excessos;
- sincronizar as operações de compra, transporte e armazenamento, garantindo que os produtos estejam disponíveis quando necessário;
- automatizar processos importantes para agilizar o processo logístico, como reposição de estoque e rastreamento dos pedidos.
Assim, é possível, também, identificar eventuais pontos de problemas antes que eles tomem uma maior proporção e impactem o cliente.
Reduz custos logísticos
A integração dos processos logísticos permite identificar oportunidades de otimização, reduzir etapas desnecessárias e, consequentemente, reduzir custos.
Por exemplo, ao planejar as melhores rotas logísticas de forma automatizada, é possível reduzir despesas com combustível, evitar rotas com pedágios e, assim, reduzir os custos com frete.
Outra possibilidade é que, com os dados de inventário atualizados em tempo real, é possível minimizar perdas de itens no estoque, bem como evitar o envio de produtos errados, que gera devoluções custosas e desnecessárias, devido à logística reversa.
Melhora a experiência do cliente
Esse talvez seja um dos maiores benefícios da logística integrada. Afinal, essa é a etapa mais próxima do seu cliente final. Falhas aqui são mais sentidas por eles do que em outras etapas produtivas.
A partir da redução de falhas e melhora do tempo de entrega, é possível melhorar a experiência de compra do cliente em diversos pontos. Com essa estratégia, é possível oferecer:
- prazos de entrega menores e mais precisos. A integração entre estoque e transporte permite que os pedidos sejam processados e despachados com agilidade;
- a agilidade na liberação do pedido para transporte permite, por exemplo, trazer novas modalidades de entrega, como a entrega no mesmo dia (same day delivery), que pode ser um critério de escolha do consumidor pelo seu e-commerce;
- redução de erros como comunicação de prazos errados, atrasos e envios de itens equivocados;
- possibilidade de oferecer modalidades como entrega programada ou retirada em locker. Ambas são fundamentais, especialmente, para quem precisa de previsibilidade para receber os itens.
No universo do e-commerce, a experiência do cliente é um fator decisivo para ele escolher uma loja para sua compra e, consequentemente, fidelização. Por isso, a logística integrada pode ser o diferencial competitivo que faltava para se destacar da concorrência!
Exemplos práticos de adoção da logística integrada
A implementação da logística integrada pode trazer grandes vantagens, mas, ao mesmo tempo, exige planejamento e adoção de tecnologias que permitam conectar os processos da cadeia logística.
A seguir, veja alguns exemplos práticos da sua implementação.
Uso de sistemas ERP, TMS e WMS
Plataformas voltadas para a integração logística, como as de ERP (Enterprise Resource Planning), TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System) são essenciais para integrar as informações em um único ambiente.
A partir delas, o gestor consegue ter visibilidade completa da operação e, quando necessário, tomar decisões baseadas em dados confiáveis.
Parcerias estratégicas com operadores logísticos
Como as tecnologias anteriores podem ser conectadas com sistemas externos, é possível adotá-la ao mesmo tempo em que se terceiriza etapas da logística para operadores especializados.
Empresas parceiras, como transportadoras e centros de distribuição, podem trabalhar de forma alinhada com sua logística interna, garantindo agilidade e eficiência nas entregas.
Rastreabilidade e automação no processo de entrega
Outro exemplo de adoção dessa estratégia é a viabilização do rastreamento em tempo real, com informações para os clientes em cada etapa do processo logístico. Para quem depende dessas informações para se programar, isso é fundamental.
Por exemplo, uma pessoa pode pedir para que um familiar vá até a residência receber um produto, ao verificar que o pedido saiu para entrega em horário comercial. Isso pode ser um fator decisivo para o cliente ao escolher a loja para suas compras.
Com isso, é possível melhorar a transparência da operação e evitar dúvidas ou reclamações relacionadas a pedidos.
Planejamento de rotas otimizadas
Os sistemas podem realizar planejamento de rotas de forma automatizada, permitindo encontrar trajetos mais curtos e econômicos. Combinando essa prática com as informações atualizadas em tempo real, é possível oferecer fretes menores e atender os clientes em menor tempo.
A logística integrada não é apenas uma tendência: ela tem tido um papel estratégico para os e-commerces que desejam crescer de forma sustentável, com escalabilidade e oferecer uma experiência única para os clientes. Invista nessa solução!
Se você busca um parceiro logístico já alinhado com essa estratégia para potencializar a eficiência do seu e-commerce, conte com a Estoca! Podemos ajudá-lo com a gestão do armazenamento, pedido e distribuição para seus clientes.
Entre em contato para conversarmos sobre essa possibilidade!