Logística reversa e sustentabilidade: entenda a relação entre elas

Existe uma relação estreita entre logística reversa e sustentabilidade. Isso porque a prática dela ajuda a reduzir a quantidade de resíduos descartados na natureza. Assim, é possível minimizar a poluição e ainda reduzir custos de produção pelo reaproveitamento de materiais.

Por isso, quando uma empresa implementa a logística reversa, ela torna os seus processos mais sustentáveis e contribui para a proteção da natureza. Ao mesmo tempo, favorece a própria imagem e ainda tem retornos positivos em função da economia que pode obter, já que o método consiste em uma prática com benefícios amplos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você se aprofundar um pouco mais no assunto. Nele, explicamos o conceito de logística reversa, a relação entre ela e sustentabilidade, quais são os benefícios para as empresas e para o meio ambiente e como as organizações podem contribuir para a expansão desse processo. Continue lendo!

O que é a logística reversa?

A logística reversa é um processo caracterizado pelo retorno de embalagens, produtos e outros materiais para a empresa de origem. Portanto, ela caminha no sentido contrário ao das práticas logísticas comuns, que visam entregar o produto para o consumidor. Nesse caso, os itens vêm do consumidor para a empresa.

O objetivo é evitar que resíduos, assim como produtos obsoletos ou em desuso, sejam descartados de maneira incorreta. Então os fabricantes recuperam esses materiais e podem encaminhar para a reciclagem, evitando que acabem indo para o lixo comum.

Quando reciclar não é possível, a destinação adequada dos resíduos evita o acúmulo de mais poluentes na natureza. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, também fala sobre a logística reversa.

O texto afirma que ela promove o desenvolvimento econômico e social e caracteriza-se por procedimentos, meios e ações que viabilizam a coleta de resíduos sólidos gerados pelo setor empresarial. Justamente para promover o reaproveitamento no ciclo de produção ou nos ciclos produtivos de outras empresas, ou, ainda, para destinação ambiental correta.

Qual a relação entre logística reversa e sustentabilidade?

Pela explicação do tópico anterior, você já deve ter percebido a relação que existe entre logística reversa e sustentabilidade. Afinal, esse processo tem como foco o reaproveitamento de materiais que podem ser reciclados.

Dessa forma, além de reduzir a quantidade de resíduos sólidos que vão parar na natureza, ainda minimizamos o consumo de recursos naturais. Somente o fato de dar o destino correto a determinados produtos já evidencia que logística reversa e sustentabilidade caminham juntas.

Afinal, o descarte adequado dos produtos evita danos ao meio ambiente, impedindo a contaminação do solo, da água e da atmosfera. Mas as práticas sustentáveis vão um pouco além. Isso porque o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares principais: o social, o ambiental e o econômico.

Quando uma empresa injeta no mercado embalagens recicláveis, por exemplo, as pessoas separam esses materiais, e os profissionais que atuam em cooperativas os coletam. Isso contribui para o pilar social, gerando renda para famílias.

Ao destinar esses materiais para tratamento e reciclagem, há economia nos processos de produção, fortalecendo o pilar econômico. Esse reaproveitamento evita, como dito, o descarte incorreto, favorecendo a proteção do meio ambiente e fortalecendo o pilar ambiental do desenvolvimento sustentável.

Quais são os benefícios da logística reversa?

A ligação entre logística reversa e sustentabilidade também pode ser percebida por meio dos benefícios que ela promove. Eles impactam tanto as empresas quanto o meio ambiente e a sociedade. A seguir, falamos sobre os principais.

Redução de custos

Quando os materiais são reciclados e reaproveitados, a empresa não precisa reinvestir em matéria-prima. Sendo assim, a organização reduz o custo de produção e obtém ganhos financeiros. Isso pode gerar mais lucro ou reduzir o preço das soluções para o consumidor, fazendo com que se tornem mais acessíveis, melhorando a competitividade da marca.

Melhoria da imagem do negócio

Os consumidores, investidores e o mercado de modo geral estão atentos às empresas que adotam práticas sustentáveis. Logo, ao implementar a logística reversa em suas operações, existe uma melhoria da imagem do negócio em função da sua preocupação com o meio ambiente e a sua responsabilidade socioambiental.

Com isso, ela tende a conquistar mais clientes, ganhar credibilidade e receber a atenção de parceiros estratégicos.

Preservação de recursos naturais

Você viu que, quando os materiais são reutilizados, as empresas economizam recursos naturais. Isso porque o processo de reciclagem reduz a necessidade de extrair esses recursos da natureza, ampliando a proteção para as florestas, para os minerais e ainda outros recursos finitos do nosso planeta. Dessa forma, asseguramos sua disponibilidade para as gerações futuras.

Incentivo a práticas mais sustentáveis

Também vemos a relação entre logística reversa e sustentabilidade por ela incentivar a adoção de outras práticas sustentáveis. É um processo eficiente que faz com que as empresas e todos os envolvidos com elas se tornem mais conscientes do papel de cada um na proteção do planeta e na economia de recursos — e a sustentabilidade alcança toda a cadeia produtiva e se estende para a sociedade.

Como as empresas podem contribuir para a logística reversa?

Existem diversas ações e estratégias para isso. Uma delas é a utilização de materiais que podem ser reciclados, tanto nos produtos quanto nas embalagens que eles utilizam. Ao seguir essa prática, a empresa contribui para a ampliação da reciclagem, que traz todos os benefícios que citamos.

Elas também podem criar seus próprios programas de coleta e reciclagem de materiais, o que permite retornar os resíduos que geraram ou comprar materiais de outras fontes para usá-los como matéria-prima em sua cadeia de produção.

Para que esse ciclo funcione, é interessante implementar programas de educação e de incentivo para a população. Assim, os consumidores saberão que esses materiais podem ser reciclados e terão instruções sobre o que fazer para realizar o descarte da maneira correta.

Disponibilizar postos de coleta nas cidades é muito válido, pois, por meio deles, as pessoas poderão fazer a entrega voluntariamente e sem encontrar dificuldades. Também vale firmar parcerias com as prefeituras e outras empresas para implantar os postos em locais estratégicos.

É importante ressaltar que empresas de alguns setores devem implementar a logística reversa conforme determinado pela PNRS. Isso inclui fabricantes, comerciantes, importadores e distribuidores de:

  • pneus;
  • pilhas;
  • baterias;
  • agrotóxicos;
  • eletrodomésticos;
  • lâmpadas fluorescentes; entre outros.

Porém, empresas de todos os segmentos podem fazer o mesmo e se beneficiar com a relação entre logística reversa e sustentabilidade. Afinal, como você viu, essa prática tende a impactar positivamente a todos. Sendo assim, é uma excelente estratégia para um melhor posicionamento no mercado, ao mesmo tempo em que a organização exerce a sua responsabilidade socioambiental.

Continue aprendendo sobre este assunto. Veja mais detalhes sobre o conceito de logística reversa e quais são as etapas dela.

× Fale com um especialista