Um estudo do Data Nubank, em parceria com o BID e Sebrae, revelou que 72% das empreendedoras brasileiras vendem online, enquanto 64% dos homens.
O estudo mostrou que as mulheres vendem mais online: 20% dos negócios têm mais de 75% de faturamento do e-commerce, contra 15% dos homens.
No entanto, o cenário seria promissor se não fosse um 3º dado: homens tiveram receita média 23% maior que as mulheres em 2021.
Isso significa que, além de receita maior, a diferença entre receitas geridas por homens e mulheres aumentou na pandemia, intensificando a desigualdade de renda.
Ou seja, apesar das mulheres dominarem o e-commerce, o fato de faturarem menos revela um longo caminho para superar um contexto social e histórico complexo.
Pensando nisso, a Estoca resolveu dar voz a elas e entrevistou uma mulher e cliente incrível.
Fernanda Rodrigues, da Plantlab, compartilhou sua história inspiradora sobre oportunidades do empreendedorismo feminino pós-pandemia e como a Estoca ajuda a superar desafios logísticos.
Vem acompanhar o papo que batemos com ela 👇
Estoca: As mulheres no e-commerce hoje são maioria no cenário brasileiro. O que você acha que contribui para esse cenário?
Fernanda Rodrigues: A pandemia incentivou as mulheres a se reinventarem e empreenderem com mais coragem. Naturalmente multitarefas, elas equilibram várias responsabilidades e o digital facilitou ainda mais isso.
Estoca: Como teve a ideia de criar a sua marca, qual foi a sua principal motivação?
Fernanda Rodrigues: A ideia foi do meu sócio, e minha motivação foi o desafio de poder trabalhar com algo inovador e diferente do que eu estava acostumada, saí da minha zona de conforto.
Eu fiquei quase 12 anos trabalhando como nutricionista e nunca tinha empreendido, nunca tinha estudado sobre essa parte, tem sido um desafio a cada dia, tenho aprendido muito, essa foi minha maior motivação.
E os desafios que acompanham 👇
Estoca: Agora conta para gente quais são os principais desafios que você enfrenta hoje e também, na sua opinião, qual é a melhor parte de empreender?
Fernanda Rodrigues: Os desafios de empreender envolvem aprender algo novo diariamente. Isso promove crescimento pessoal, tornando o processo emocionante e gratificante, pois você se torna melhor e diferente.
Estoca: Analisando um pouco o seu processo logístico, fazendo um balanço entre o antes e após começar sua operação com a Estoca, o que mudou no dia a dia da sua empresa, nos seus processos e na experiência do seu consumidor?
Fernanda Rodrigues: Antes eu fazia todos os pedidos, todas as embalagens e envios, ficando muito presa na operação sem poder ver as coisas da empresa de outro ângulo.
Agora com a Estoca eu consigo ter mais tempo para fazer outras atividades o que fez muita diferença no meu dia a dia, agora tenho mais tempo para olhar coisas que também são importantes e agora eu confio na Estoca para fazer essa parte operacional.
Saiba mais: Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber
Essa evolução é crucial para aprimorar a experiência do consumidor com a entrega. Estamos trabalhando em melhorias, o que me deixa tranquila para focar em outras áreas da empresa.
E os desafios que acompanham 👇
E aí, conseguiu se inspirar ou se identificar com a história da Fernanda e, de forma geral, com as experiências de muitas mulheres no e-commerce?
Assim como outras empreendedoras, ela enfrenta desafios diários para fazer as áreas da empresa funcionarem. O segredo pode estar em contar com os parceiros certos para fazer a roda girar!
Portanto, se você quer saber mais sobre os serviços da Estoca e como ajudamos empreendedoras a melhorar sua logística, entre em contato para um bate-papo!