Mulheres no e-commerce

Mulheres no e-commerce

Um estudo do Data Nubank, em parceria com o BID e Sebrae, revelou que 72% das empreendedoras brasileiras vendem online, enquanto 64% dos homens.

O estudo mostrou que as mulheres vendem mais online: 20% dos negócios têm mais de 75% de faturamento do e-commerce, contra 15% dos homens.

No entanto, o cenário seria promissor se não fosse um 3º dado: homens tiveram receita média 23% maior que as mulheres em 2021.

Isso significa que, além de receita maior, a diferença entre receitas geridas por homens e mulheres aumentou na pandemia, intensificando a desigualdade de renda.

Ou seja, apesar das mulheres dominarem o e-commerce, o fato de faturarem menos revela um longo caminho para superar um contexto social e histórico complexo.

Pensando nisso, a Estoca resolveu dar voz a elas e entrevistou uma mulher e cliente incrível.

Fernanda Rodrigues, da Plantlab, compartilhou sua história inspiradora sobre oportunidades do empreendedorismo feminino pós-pandemia e como a Estoca ajuda a superar desafios logísticos.

Vem acompanhar o papo que batemos com ela 👇

Estoca: As mulheres no e-commerce hoje são maioria no cenário brasileiro. O que você  acha que contribui para esse cenário? 

Fernanda Rodrigues: A pandemia incentivou as mulheres a se reinventarem e empreenderem com mais coragem. Naturalmente multitarefas, elas equilibram várias responsabilidades e o digital facilitou ainda mais isso.

Estoca: Como teve a ideia de criar a sua marca, qual foi a sua principal motivação?

Fernanda Rodrigues: A ideia foi do meu sócio, e minha motivação foi o desafio de poder  trabalhar com algo inovador e diferente do que eu estava acostumada, saí da minha zona  de conforto.

Eu fiquei quase 12 anos trabalhando como nutricionista e nunca tinha  empreendido, nunca tinha estudado sobre essa parte, tem sido um desafio a cada dia,  tenho aprendido muito, essa foi minha maior motivação.

E os desafios que acompanham 👇

Estoca: Agora conta para gente quais são os principais desafios que você enfrenta hoje e também, na sua opinião, qual é a melhor parte de empreender?

Fernanda Rodrigues: Os desafios de empreender envolvem aprender algo novo diariamente. Isso promove crescimento pessoal, tornando o processo emocionante e gratificante, pois você se torna melhor e diferente.

Estoca: Analisando um pouco o seu processo logístico, fazendo um balanço entre o antes e após começar sua operação com a Estoca, o que mudou no dia a dia da sua empresa, nos seus processos e na experiência do seu consumidor?

Fernanda Rodrigues: Antes eu fazia todos os pedidos, todas as embalagens e envios, ficando muito presa na operação sem poder ver as coisas da empresa de outro ângulo.

Agora com a Estoca eu consigo ter mais tempo para fazer outras atividades o que fez muita diferença no meu dia a dia, agora tenho mais tempo para olhar coisas que também são importantes e agora eu confio na Estoca para fazer essa parte operacional.

Saiba mais: Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber

Essa evolução é crucial para aprimorar a experiência do consumidor com a entrega. Estamos trabalhando em melhorias, o que me deixa tranquila para focar em outras áreas da empresa.

E os desafios que acompanham 👇

E aí, conseguiu se inspirar ou se identificar com a história da Fernanda e, de forma geral, com as experiências de muitas mulheres no e-commerce?

Assim como outras empreendedoras, ela enfrenta desafios diários para fazer as áreas da empresa funcionarem. O segredo pode estar em contar com os parceiros certos para fazer a roda girar!

Portanto, se você quer saber mais sobre os serviços da Estoca e como ajudamos empreendedoras a melhorar sua logística, entre em contato para um bate-papo!

Estoca
× Fale com um especialista