O que é um ERP?
Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de gestão que visa integrar processos dentro de uma empresa. Dessa forma, uma administração integrada auxilia os gestores nas demandas de informações, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos. Além disso, o ERP oferece praticidade diária através da tecnologia, sincronizando informações e contribuindo para o crescimento e a rentabilidade do negócio.
Neste artigo, em parceria com o ERP Bling, exploraremos como o sistema funciona e quais são as vantagens de utilizar o Enterprise Resource Planning para o seu negócio.
Como funciona um ERP?
Essa plataforma serve para centralizar informações empresariais em um único lugar, assim, o fluxo de dados fica mais fluido e pode ser compartilhado com outros colaboradores com maior facilidade.
Por se tratar de tecnologia integrada, o ERP elimina duplicidade de informações, e dá ao gestor uma visão mais ampla do negócio.
Na prática, por exemplo, o sistema identifica a disponibilidade dos produtos no estoque e de forma automática as informações são atualizadas evitando possíveis erros no processo.
Para que serve o sistema de gestão ERP?
Por ser um software de gestão, o ERP consegue auxiliar diversas funcionalidades, desde o cadastro dos produtos, até a integração das vendas e logística. Ele atua em diferentes áreas, com funções específicas:
- Faturamento: Os resultados da empresa passam a ficar atrelados ao sistema que, de forma automática, sincroniza entradas e saídas.
- Financeiro: Conta com controle e fluxo de caixa automatizados.
- Compras: Auxilia na organização de compras de produtos ou matéria prima de fornecedores, evitando despesas relacionadas a falta ou excesso de estoque.
- Estoque: Controle e giro de estoque integrados.
- Gestão de vendas: Organização e gerência das vendas, acompanhando de perto a jornada de compra do cliente.
- Integração: Fazer a integração com centenas de plataformas de e-commerce e marketplaces, gerenciando a sua loja virtual com organização e praticidade.
- Cadastros: Em um único sistema é possível cadastrar clientes e fornecedores, interligando as informações para emissão de notas fiscais e boletos bancários.
- Fiscal: Emissão de notas fiscais e envio de documentos ao cliente com o preenchimento do setup apenas no cadastro inicial.
Leia também: Estratégias eficientes para uma Gestão de Estoque lucrativa
Com o gerenciamento de todas essas informações dentro de um único sistema, é possível integrar e sincronizar dados de diversas áreas, otimizando processos e facilitando o acesso aos materiais.
Principais vantagens em utilizar um ERP:
Sem dúvidas, a praticidade de contar com uma ferramenta que unifica as informações do negócio é muito importante. Mas é claro que os benefícios não param por aí! Separamos algumas outras vantagens relevantes, confira:
1- Produtividade
Você não precisa mais perder tempo buscando dados que já estão no sistema ERP. O empreendedor ou a equipe tem um ganho de produtividade no dia a dia, conseguindo focar no que realmente importa para manter a empresa funcionando de forma saudável.
2- Economia
Além de ser uma ferramenta acessível a qualquer modelo de negócio, com uma operação mais enxuta, fica fácil garantir o controle financeiro, podendo garantir uma certa economia para a empresa.
3- Flexibilidade
Com uma ferramenta online e com armazenamento em nuvem, é possível o empreendedor acompanhar o que acontece na empresa a qualquer momento e em qualquer lugar, basta ter acesso a um dispositivo móvel. Isso também possibilita a equipe trabalhar sem estar fisicamente no escritório.
4- Integração
Além da integração interna do negócio, como a emissão de nota fiscal, controle de estoque, frente de caixa, logística e o financeiro da empresa em um só lugar, o Enterprise Resource Planning também é responsável por fazer integrações aos canais de venda e aos parceiros de logística.
5- Segurança
Um sistema ERP garante que os dados da sua companhia estejam sempre seguros, principalmente quando falamos de um sistema que seja em nuvem. Os riscos de fraude ou invasão são menores em função de a ferramenta contar com mecanismos de proteção distintos, e um sistema de ERP em nuvem oferece ainda mais camadas de segurança.
Leia também: Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber
Sistema de gestão ERP para fazer o negócio crescer!
A escalabilidade de um negócio, portanto, depende de processos automatizados e assertivos. No e-commerce, ferramentas tecnológicas, por sua vez, são essenciais para expandir operações em diversos canais e marketplaces.
Além disso, o sistema ERP na nuvem, que é acessível pela internet, oferece segurança, mobilidade e custos menores. Ele preserva dados em servidores remotos e é ideal para empreendedores que se concentram em estratégias de vendas.
Para experimentar, teste grátis o ERP Bling por 4 meses clicando no link. Assim, você poderá vivenciar na prática as facilidades e vantagens que ele pode oferecer para o seu negócio.