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Mulheres no e-commerce

Mulheres no e-commerce

Um estudo do Data Nubank, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae apontou que 72% das empreendedoras brasileiras vendem no ambiente online, enquanto 64% dos homens fazem o mesmo.

O estudo também apontou que são elas que proporcionalmente vendem mais online do que os homens: 20% dos negócios liderados por mulheres têm mais de 75% de seu faturamento proveniente das vendas no e-commerce, contra 15% dos homens.

Esse cenário seria muito promissor se o estudo não apontasse um terceiro dado: os empreendedores homens obtiveram nos sete primeiros meses de 2021 uma receita média 23% maior do que as mulheres, mais do que o dobro do número registrado em 2020.

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Isso significa que, além de terem uma receita maior, a diferença entre as receitas geridas por homens e por mulheres no e-commerce cresceu durante a pandemia, aumentando a desigualdade de renda entre os gêneros.

Ou seja, apesar das mulheres terem domínio do e-commerce, o fato de ainda faturarem menos mostra que há um longo caminho para superação de um contexto social complexo e histórico.

Pensando nisso, a Estoca resolveu dar voz a elas e entrevistou uma mulher e cliente incrível.

A Fernanda Rodrigues da Plantlab, dividiu conosco sua história inspiradora e contou um pouco sobre as oportunidades do empreendedorismo feminino no cenário pós-pandemia e como a solução da Estoca vem ajudando a resolver seus desafios ligados à logística.

Vem acompanhar o papo que batemos com ela 👇

Estoca: As mulheres no e-commerce hoje são maioria no cenário brasileiro. O que você  acha que contribui para esse cenário? 

Fernanda Rodrigues: Acredito que a pandemia facilitou bastante esse cenário, porque  as mulheres estão se reinventando cada vez mais e empreender não é algo tão fácil, mas o cenário nos ajudou a ter mais coragem para irmos para o digital.

As mulheres já são multitarefas naturalmente, cuidam da casa, cuidam das contas, cuidam dos filhos, das compras, elas que pensam o que precisa ser feito e ainda trabalham, então o digital já facilita muito esse lado das mulheres e isso veio para agregar e ser cada vez melhor.

Estoca: Como teve a ideia de criar a sua marca, qual foi a sua principal motivação?

Fernanda Rodrigues: A ideia foi do meu sócio, e minha motivação foi o desafio de poder  trabalhar com algo inovador e diferente do que eu estava acostumada, saí da minha zona  de conforto.

Eu fiquei quase 12 anos trabalhando como nutricionista e nunca tinha  empreendido, nunca tinha estudado sobre essa parte, tem sido um desafio a cada dia,  tenho aprendido muito, essa foi minha maior motivação.

Estoca: Agora conta pra gente quais são os principais desafios que você enfrenta hoje e também, na sua opinião, qual é a melhor parte de empreender?

Fernanda Rodrigues: São muitos desafios, principalmente o desafio do novo de você estar  fazendo algo que nunca fez, cada dia você tem que aprender algo novo, estudar, entender,  sempre vem algo que você nunca ouviu falar e essa é a melhor parte de  empreender, por que te faz crescer!

Então acho que uma coisa está ligada a outra, o desafio  e o crescimento, que realmente você vai se tornando uma pessoa melhor e diferente, é muito legal e emocionante, por isso acho que é a melhor parte.

Estoca: Analisando um pouco o seu processo logístico, fazendo um balanço entre o antes  e depois de começar sua operação com a Estoca, o que mudou no dia a dia da sua  empresa, nos seus processos e na experiência do seu consumidor?

Fernanda Rodrigues: Antes eu fazia todos os pedidos, todas as embalagens e envios,  ficando muito presa na operação sem poder ver as coisas da empresa de outro ângulo.

Agora com a Estoca eu consigo ter mais tempo para fazer outras atividades o que fez muita  diferença no meu dia a dia, agora tenho mais tempo para olhar coisas que também são importantes e agora eu confio na Estoca  para fazer essa parte operacional.

A experiência do consumidor eu sinto que tem sido muito positiva, estamos melhorando muitos pontos apesar de pouco tempo, mas já vimos muita diferença desde o início pra cá.

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Essa evolução é importante para cada vez melhorarmos a  experiência do consumidor, por conta da entrega. Tem alguns pontos que precisamos melhorar ao longo do percurso e já estão melhorando e isso me deixa mais tranquila para  saber que eu posso confiar e fazer outras coisas da empresa.

E aí? Conseguiu se inspirar ou se identificar com a história da Fernanda – e, de forma geral, de diversas mulheres no e-commerce?

Assim como muitas empreendedoras, ela também enfrenta desafios diários para fazer as áreas da empresa funcionarem. O segredo pode estar justamente em contar com os parceiros certos para fazer a roda girar!

Se você tem interesse em saber mais sobre os serviços da Estoca e como estamos ajudando tantas empreendedoras a melhorar seus processos logísticos, é só chamar a gente para um bate-papo!

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