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5 dicas para reduzir o abandono de carrinhos

5 dicas para reduzir o abandono de carrinhos - Estoca

Existe uma estimativa de que a taxa de abandono de carrinho no Brasil seja em torno de 60%, ficando só um pouco abaixo dos 88%, número global para compras online, de acordo com a Statista.

Ainda mais quando consideramos que um carrinho abandonado pode representar um relacionamento perdido com o cliente. Talvez ele não volte nunca mais!

Embora alguns gatilhos de abandono de carrinho sejam inevitáveis, como uma queda de energia na casa do cliente por exemplo, a taxa de abandono geralmente está ligada à experiência de compra, mostrando que algo pode melhorar no processo de checkout.

Hoje você vai descobrir cinco estratégias para manter os seus clientes engajados, reduzir o abandono do carrinho de compras e trazer os clientes de volta por meio de técnicas de recuperação de carrinho.

As dicas que vamos dar aqui hoje podem ser aplicadas em e-commerces em geral, de todos os segmentos e tamanhos. Olha só: 

  • Simplificação do seu processo de checkout
  • Oferecer incentivos para criar uma conta
  • Criar comunicação com clientes que abandonam carrinhos
  • Oferecer aos compradores uma variedade de opções de pagamento
  • Fornecer frete grátis


Vamos elaborar um pouco mais:

5 maneiras de reduzir o abandono de carrinho

1. Simplifique seu processo de checkout

Para reduzir o abandono do carrinho de compras, os e-commerces devem ter uma navegação clara, orientando os compradores para páginas de produtos que sejam simples e fáceis de navegar.

No mínimo, você precisará de uma imagem, preço, descrição, um botão de compra e uma página de checkout que lista todos os itens no carrinho junto com as opções de pagamento e envio.

Leia também: Fulfillment: o que é e como funciona?

Mas como você pode simplificar?

Use imagens, vídeos e descrições claras e detalhadas

Forneça pelo menos uma imagem clara do produto para dar aos seus compradores uma ideia do “mundo real” de como será o produto quando receberem. Se o seu produto precisa de uma demonstração de uso, inclua também um vídeo curto – essa dica é um super diferencial!

Descreva o produto, atingindo os pontos que você acha que os compradores mais se importam. Por exemplo, se estiver vendendo utensílios de cozinha, certifique-se de explicar aspectos como materiais, construção, temperatura segura de uso, se pode colocá-la em lava-louças, etc.

O segredo aqui é fazer com que as pessoas confiem no seu produto e tenham a certeza de que ela supre suas necessidades. Aí, consequentemente, as chances desse cliente abandonar o carrinho pode diminuir drasticamente.

Teste o processo de checkout

Quando você monta um e-commerce, é preciso fazer testes para garantir que todas as páginas e ações do seu site estejam funcionando corretamente. Para isso, além de fazer seus próprios testes, você pode também pedir para algumas pessoas, como amigos e familiares, fazerem testes e darem um feedback sincero. 

Faça com que seus testadores passem por todo o processo de compra, da página do produto ao carrinho até a finalização da compra, e peça que eles preencham uma pesquisa detalhada no final. Se você quiser testar como seu site funciona em uma escala maior ao experimentar diferentes elementos, considere o teste A/B.

Torne seus botões de CTA claros

Os compradores não deveriam se esforçar muito para fazer uma compra. Reduza o abandono do carrinho de compras rotulando os botões com palavras que os façam sentir empoderados e criem um senso de urgência.

Frases como ‘compre agora’ ou ‘adicione ao carrinho’ fornecem aos clientes pistas intuitivas sobre a próxima etapa do processo.

2. Ofereça incentivos aos compradores 

Forneça um checkout rápido como opção no carrinho de compras, mas atraia seu comprador com incentivos se ele criar uma conta no seu site – como 10% de desconto em um pedido futuro, por exemplo. 

Certifique que, embora eles possam selecionar o checkout rápido, criar uma conta é um processo simples e economiza tempo quando fizerem sua próxima compra. 

Quando um comprador cria uma conta, você tem o endereço de e-mail dele permitindo que você mantenha uma comunicação, construindo assim um relacionamento.

Os compradores recorrentes também poderão personalizar sua experiência com visibilidade de pedidos anteriores, status do pedido, recomendações de produtos com base em compras anteriores e métodos de pagamento preferidos salvos para compras futuras mais rápidas.

3. Mantenha uma comunicação com quem abandonou o carrinho

Uma boa estratégia de recuperação de carrinho de compras é entrar em contato com o cliente por meio de seu endereço de e-mail e se referir a ele pelo nome.

Como medida proativa, você também pode usar uma oferta pop-up quando eles tentarem abandonar o carrinho. Você também pode oferecer um desconto após o fato de concluir uma compra, enviando um link seguro para o carrinho de compras.

4. Forneça várias opções de pagamento

É uma ótima ideia fornecer as opções de pagamento populares, como cartão de crédito ou pix. Quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais atrativo o seu site será para o cliente realizar compras.

Alguns compradores podem abandonar seus carrinhos se o método preferido não estiver disponível, especialmente se estiverem tendo o primeiro contato com a sua loja online.

5. Forneça aos compradores boas opções fretes 

Segundo um levantamento global realizado pela Moosend, o alto valor do frete é responsável por até 60% dos carrinhos abandonados em lojas virtuais. Já o prazo de entrega mais longo do que o esperado foi a razão citada por cerca de 18% dos participantes da pesquisa.

Para reduzir o abandono do carrinho de compras, você pode empregar opções como oferecer custos de frete grátis ou reduzidos em itens selecionados, frete grátis quando um comprador atingir um determinado valor ou até mesmo um código de cupom de frete grátis para alguns casos.

Importante: certifique-se de permanecer lucrativo e de ser uma situação vantajosa para todos – não só para o cliente! 

Outro ponto é o tempo de entrega. Muitas pessoas realizam compras online cientes de que o prazo é maior do que ir até a loja física comprar, porém, com as mudanças no comportamento dos consumidores nos últimos anos, causadas pela expansão de grandes marketplaces, as pessoas não se contentam mais com prazos muito longos.

Muitas pessoas buscam entregas no dia seguinte e quando se deparam com outros prazos, se frustram e abandonam os carrinhos e buscam o produto em e-commerces maiores e com processos logísticos mais ágeis. 

Leia também: Como fazer logística para e-commerce?

E aí, preparado para diminuir suas ocorrências de abandono de carrinho?

Se você quer implementar as práticas que apresentamos neste conteúdo, conte com a Estoca! Ter um bom parceiro logístico que realiza entregas dentro do prazo, de forma rápida, segura e transparente, pode ser a peça-chave para diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu site.

Ter uma boa logística é essencial para fornecer uma boa experiência para o seu cliente final e consequentemente diminuir o abandono de carrinhos do e-commerce. 

Nós temos soluções logísticas completas para o seu e-commerce. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

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