Como fazer logística para e-commerce?

Como fazer logística para e-commerce?

O e-commerce está crescendo cada vez mais a cada ano que passa. Nos últimos anos, especificamente, a pandemia do Covid-19 levou cada vez mais os brasileiros às compras online, causando o crescimento de diversos e-commerces – e esse número só aumentou até os dias de hoje.

Para manter esse ritmo de crescimento, os e-commerces precisam de parceiros de qualidade, principalmente quando falamos em logística. Por isso, escolher um parceiro logístico pode ser a garantia de sucesso do seu negócio.

Que os brasileiros pegaram gosto pelas compras online há vários anos, não há mais dúvidas, né? Uma pesquisa feita pelo Neo Trust, mostrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 160 bilhões, um crescimento de quase 27% comparado a 2020.

Fato curioso: Ao todo foram 353 milhões de entregas realizadas! Ah, se não fosse a logística para e-commerces! 😅

Mas afinal, como fica a logística desses negócios que estão lidando com seu próprio crescimento e com o aumento dos pedidos? Hoje vamos te falar algumas boas práticas de logística para e-commerces que estão em fase de crescimento! 

Como fazer logística para e-commerce?

À medida que sua empresa entra em uma fase de crescimento, é vital se concentrar no que você está entregando aos seus clientes, tanto metafórica quanto literalmente.

Dentro deste contexto, a logística pode ser o elemento que vai trazer mais fluidez para o seu crescimento, ou será o gargalo e a maior responsável pelas reclamações de seus clientes.

Com esse crescimento, também se torna cada vez mais improvável que as empresas possuam estoques com tamanho e organização adequados para a demanda de pedidos.

Pensando nisso, é preciso pensar em soluções modernas, que atendam as necessidades logísticas do e-commerce, mas que, especialmente, atendam às expectativas dos clientes.

📦 Saiba mais: Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber

1- Logística Interna

Empresas com lojas físicas ou armazéns podem optar por fazer sua própria logística internamente. 

Nesse caso, você precisa de uma equipe dedicada para receber, armazenar, selecionar e empacotar as mercadorias quando um pedido online é feito.

De qualquer maneira, você precisará fazer parceria com uma transportadora que coleta os pedidos e os entrega aos clientes.

Tratar lojas físicas como centros de distribuição próprios é um método de logística popular usado por muitos varejistas de grande porte. Mas isso, claro, tem um custo não muito baixo.

Uma pesquisa realizada pela Knight Frank estimou que para cada bilhão em vendas online, os varejistas precisam de 1,36 milhão de metros quadrados de espaço de armazém.

Ou seja, se o seu foco está no crescimento, talvez a logística terceirizada seja a melhor forma de fazer isso!

2- Logística terceirizada

As crescentes demandas dos consumidores por prazos de entrega cada vez menores estão aumentando a pressão sobre os e-commerces.

O sucesso do e-commerce é afetado pelo processo logístico especificado pela empresa para compra, armazenagem e entrega. O processo de entrega do pedido deve ser pensado até o fim, desde o clique que leva à compra do cliente até quando o produto chega às suas mãos.

Nesse sentido, a terceirização da logística para e-commerce é uma das chaves para o sucesso.

Manter e gerenciar seu próprio inventário requer muitos recursos, cuidados e gastos. Quando tratada por profissionais, a logística funciona de forma mais ágil e a empresa pode se concentrar em suas próprias competências.

Quando manuseados por um parceiro logístico, aumenta-se a chance dos produtos serem entregues ao cliente na forma acordada e dentro do prazo, afetando diretamente a satisfação do cliente final.

3- Serviços de armazenamento

Os serviços de armazenamento são adequados para e-commerces de todos os tamanhos – com grandes e pequenos volumes.

As vantagens da armazenagem terceirizada é justamente pelo espaço disponível para a disposição dos produtos, de forma organizada, que facilite a localização e a separação dos mesmos ao chegar um pedido.

Contando com os serviços de armazenagem de um parceiro, você poderá contar com:

  • Maior precisão na entrega dos pedidos
  • Tempos de coleta mais rápidos
  • Economia de tempo que isso traz na cadeia de suprimentos de pedidos


4- Serviço Fulfillment

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre o fulfillment como parceiro de logística para e-commerces. Aqui na Estoca, nós trabalhamos com o serviço fulfillment, ou seja, cuidamos da logística de ponta a ponta – desde a armazenagem de seus produtos, passando pela separação e embalagem, até o despacho para nossos parceiros que levarão estes pedidos até as mãos dos seus clientes.

Tudo isso feito com o máximo de visibilidade e transparência!

Aqui operamos com um sistema de gerenciamento de estoque confiável, integrações ágeis e interfaces com os sistemas do cliente que garantem que a terceirização logística seja bem-sucedida e sem esforços.

A logística para e-commerces precisa ser feita de forma detalhista, customizada e transparente, por isso, é importante ter um parceiro confiável ao lado. 

Converse com nossos especialistas para saber mais sobre a nossa solução de fulfillment e venha crescer com a gente!

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