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Logística para e-commerce: tudo o que você precisa saber

Logística para e-commerce

A logística de um e-commerce é parte essencial para quem deseja ter sucesso. Quando bem feito, essa estratégia contribui para a conversão, fidelização e retenção de clientes e, consequentemente, para o sucesso da loja como um todo.

Mas é necessário que todo esse processo seja eficiente e bem planejado, senão, pode levar todo o trabalho duro pelo ralo. Por isso, é preciso entender a fundo o que significa o conceito de logística para e-commerce, quais etapas ela envolve, como fazer e quais cuidados são necessários para que ela seja realizada da melhor maneira possível.

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O que é logística para e-commerce?

Começando pelo conceito básico, a logística para e-commerce é um conjunto de etapas que envolve tudo o que acontece depois que o cliente faz o pedido no site. Em geral, passa pelos seguintes processos:

  • escolha de fornecedores
  • estoque de produtos
  • cálculo do frete
  • embalagem e preparação de produtos
  • emissão de faturas
  • acompanhamento de pedidos
  • entrega de mercadorias
  • troca e devolução


Saber sobre todas essas etapas significa poder tomar boas decisões em cada uma delas, fazendo com que a logística do seu e-commerce seja boa para você e também para seu cliente.

Qual a importância da logística para o e-commerce?

Como já falamos, a logística para e-commerce é essencial para o bom funcionamento e sucesso de uma loja online e pode garantir a sobrevivência do negócio. Mas mais do que isso, quando bem feito, também pode gerar diversos benefícios, como:

  • maior conversão de vendas
  • melhor experiência de compra
  • retenção e fidelização do consumidor
  • promover novos clientes
  • boa reputação da marca


Em resumo: tudo o que um e-commerce precisa para ter sucesso e crescer cada vez mais!

A logística é importante para as lojas virtuais porque você pode ter um bom site, com boa experiência e usabilidade; pode ter um bom tráfego, investindo em técnicas como SEO e Google Ads; pode usar ferramentas que potencializam as vendas, mas se o produto adquirido pelo cliente não chegar até ele ou se chegar com defeito ou fora do prazo, todo o esforço e investimento terão sido praticamente em vão.

Isso porque problemas como esses deixam o cliente insatisfeito e acabam afetando a credibilidade e a reputação da marca, já que, muitas vezes, além de não querer mais comprar em sua loja, o consumidor também pode fazer reclamações, avaliações negativas e falar mal de sua loja para amigos e familiares.

Mas se o negócio tiver uma logística bem estruturada e eficiente, a tendência é que o cliente volte a comprar e se torne um cliente fiel. 

Quando ele fica satisfeito com uma compra, ele pode se tornar um divulgador – quase que voluntário – da sua marca, de forma gratuita e espontânea. Seja através do marketing boca a boca, ou através de depoimentos e avaliações online. E não há marketing melhor do que a recomendação de cliente para outras pessoas.

Além disso, a logística para e-commerce também pode contribuir ativamente para a conversão de vendas, afinal, um frete atrativo e um bom prazo de entrega podem ser decisivos para a decisão de compra.

E, por todos esses fatores, ter uma boa logística dentro do e-commerce é fundamental! 

Como fazer a logística de um e-commerce?

Como você viu, a logística envolve todas as ações necessárias para que o produto chegue ao cliente da forma mais leve e rápida possível. Mas, no geral, essa gestão impacta principalmente a etapa de distribuição e entrega de mercadorias.

Existem 6 opções de entrega que você pode considerar na logística da sua loja virtual.

Você pode escolher apenas um, dois ou até mais dependendo da sua estrutura. Confira abaixo quais são elas.

1- Correios 

Os Correios são a principal opção para quem está começando o negócio, principalmente quando o e-commerce ainda é de pequeno porte. Isso porque eles possuem muitas agências e atendem todo o Brasil.

Alguns dos contras dessa opção é que a instituição possui muitas restrições envolvendo peso e tamanho dos itens, e também existem regiões onde o seu cliente não irá receber a encomenda em casa, mas precisará ir até uma unidade dos Correios retirar – mesmo pagando o valor do frete cheio! Além disso, atrasos e greves também podem afetar os seus prazos. 

2- Motoboys

Uma excelente opção para atender a cidade e regiões próximas à sua loja é ter uma frota própria de motos ou bicicletas com funcionários treinados para entregar por esses meios de transporte.

Outra ideia é pagar o serviço de motoboys para realizar entregas com veículos próprios. Um dos contras dessa opção é que pode sair mais caro para você, além de precisar fazer toda a gestão desses funcionários.

3- Aplicativos de entrega

Outra alternativa para iniciantes e pequenos negócios é usar o serviço de aplicativo de entrega. Por meio deles, as entregas também podem ser feitas com motos e bicicletas e, em alguns casos, carros e até veículos maiores.

Um dos contras dessa opção costumam ser as taxas de entrega mais elevadas.

4- Transportadoras 

Para quem tem um negócio mais robusto, o mais comum é trabalhar com transportadoras terceirizadas. Eles costumam usar veículos de pequeno e médio porte para entregar pequenos pacotes.

A diferença é que eles oferecem um serviço mais especializado e eficiente – com entregas mais rápidas e seguras, e geralmente utilizam tecnologias avançadas para rastreamento da mercadoria.

Um dos contras dessa opção é que você precisa fazer a gestão desta contratação, ficando sob sua responsabilidade grande parte da cadeia logística – como a separação e o empacotamento.

5- Retirada no local  

Uma ótima e econômica opção é disponibilizar aos clientes a retirada dos produtos no local, seja na loja ou no estoque. Dessa forma, o cliente não precisa pagar o frete e pode retirar conforme sua disponibilidade.

É ideal para e-commerces que estão bem localizados, já que será mais comum ter consumidores que moram ou trabalham próximo ao local.

6- Fulfillment

Todas as opções anteriores abordam apenas a etapa de transporte e entrega da mercadoria, mas uma forma de fazer logística para e-commerce completa é o Fulfillment.

Nesse modelo, todas as etapas que envolvem a logística de um negócio são integradas e, em alguns casos, são todas realizadas por uma única empresa terceirizada especializada, como a Estoca, que fica responsável por tudo o que acontece após o cliente efetuar o pedido no seu site – desde a gestão de estoque, empacotamento e entrega.

Neste tipo de serviço, a empresa acompanha o estoque e cuida de todas as etapas necessárias para que o produto chegue no prazo e com segurança ao cliente.

Leia também: Fulfillment: o que é e como funciona?

O que saber para ter uma boa logística para e-commerce?

Agora que você já sabe da importância da logística para e-commerce e quais são as opções que estão disponíveis para você, conheça também alguns cuidados que você precisa ter para garantir que ela esteja sendo feita da forma mais eficiente possível, se tornando uma vantagem no seu negócio.

1- Crie um processo bem definido

O primeiro passo para garantir uma logística eficiente de e-commerce é conhecer todas as etapas, entender as necessidades do seu público e do seu negócio e, a partir de tudo isso, criar um processo logístico bem definido.

2- Organize e monitore o estoque constantemente

É extremamente importante organizar e monitorar o estoque. Uma ideia é separar os itens por categoria e, a partir daí, acompanhar o que foi divulgado e o que não foi. Isso te ajuda a entender o que pode ser colocado em promoções, por exemplo, e o que deve ser substituído rapidamente.

3- Escolha bons parceiros

Escolher bons parceiros é essencial. Fornecedores, transportadoras, atendimento, motoboys, etc. Seja qual for o tipo de logística que você vai utilizar, certifique-se de que todos os parceiros sejam confiáveis ​​e tenham contratos com responsabilidades e direitos das partes claramente definidos.

4- Embale BEM os produtos 

Embalar os produtos de forma adequada e correta evitará danos, quebras e outros tipos de acidentes nos itens transportados. Lembre-se que as mercadorias podem passar por muitas etapas até chegar ao cliente, por isso ter este cuidado pode garantir a satisfação do consumidor e evitar muitas dores de cabeça com trocas e devoluções.

5- Cumpra os prazos de entrega

Oferecer um prazo de entrega curto pode ser decisivo para a decisão de compra. No entanto, é importante que você ofereça prazos que você realmente possa cumprir! Um dos maiores aborrecimentos para os compradores online é ter que esperar mais do que o prometido.

6- Acompanhe os produtos enviados

Conte com algum mecanismo de rastreamento e faça o acompanhamento com frequência. É importante estar no controle, porque se algo der errado, é fácil contornar.

Disponibilize o monitoramento também para o cliente, isso gera segurança e confiança – 😉

8- Ofereça um envio justo, mas competitivo!

O frete pode ser um fator ainda mais decisivo do que o tempo de entrega, à pesquisa E-commerce Trends, feita pela Rock Content mostra que 82% dos casos de desistências de compra são por culpa do frete.

Então, estude todas as possibilidades para oferecer um frete competitivo e atrativo para o cliente, mas justo para ambos os lados. Afinal, você não pode oferecer frete grátis, por exemplo, se isso gerar prejuízos para o seu negócio.

E, ah, importante: Considere sempre ter o frete mais barato, mas com mais tempo de espera, mas também o mais caro, mas mais rápido. Precisamos estar alinhados com todo o tipo de cliente – os que optam por pagar mais caro para receber mais rápido e os que preferem economizar e esperar.

9- Mantenha o consumidor informado

Mantenha o cliente informado sobre todas as etapas da compra: pedido concluído, pagamento recebido, em trânsito, entregue, etc.

Use as automações de marketing para agilizar e otimizar as comunicações por e-mail, SMS, WhatsApp e/ou outros canais que você considere importante para o seu público.

10- Forneça um serviço de logística reversa

Ninguém quer que uma troca ou devolução aconteça, nem o cliente nem o lojista. Mas, eventualmente, esse tipo de situação acontece, então você precisa estar preparada.

Além disso, esse é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor – principalmente nas compras realizadas pela Internet. Então, se possível, preste um serviço de logística reversa e facilite esse processo para ambas as partes.

Você viu que criar uma boa logística para e-commerce não é uma tarefa tão simples, né? Envolve conhecimento, processos bem definidos e muitos outros cuidados. Mas seguindo todos os passos e sempre priorizando uma excelente experiência de compra, certamente você terá resultados muito positivos na sua loja virtual. A logística é com certeza um processo super importante para o sucesso do seu negócio!

Por que escolher o Fulfillment? 

O serviço Fulfillment é fundamental para lojas que estão crescendo e precisam melhorar seu desempenho sem ter que fazer altos investimentos. Dessa maneira, ele garante mais espaço para estoque e entregas mais rápidas em diferentes regiões através da terceirização dessas etapas.

Ele pode ser uma boa estratégia para que você possa focar os seus esforços em outras áreas, enquanto você deixa uma empresa especializada totalmente responsável pela parte logística.

Utilizando o serviço de Fulfillment da Estoca você garante a automatização de todos os seus processos logísticos, integração dos seus sistemas, armazenamento do seu estoque, separação dos produtos, empacotamento e envios dos pacotes, gestão das entregas e rastreamento – para você e seu cliente – dos pacotes.

Importante falar também que com a Estoca você garante uma ótima seleção de transportadoras para todos os tipos de envios que citamos ali em cima. Nós contamos com diversos parceiros que são capazes de suprir todas as suas necessidades. Incrível, né?

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