Diferenças entre ERP e WMS: qual escolher?

No setor dinâmico dos e-commerces, em que a eficiência operacional é imprescindível para garantir a competitividade, a escolha das ferramentas certas para gerenciar estoques, pedidos e logística é de extrema importância para impulsionar os seus resultados. Entender a diferença entre ERP e WMS é o primeiro passo para incorporar a solução mais adequada às necessidades de cada negócio.

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual sistema escolher, já que ambos têm papéis necessários na gestão empresarial. Você também não sabe qual plataforma é a melhor para a sua empresa? Vamos explicar como cada uma delas funciona e as suas diferenças. Confira!

O que são ERP e WMS?

O Planejamento de Recursos da Empresa (ERP) é um sistema de gestão integrado que conecta diferentes áreas do negócio, como financeiro, vendas, estoque e fiscal, centralizando todas as informações em um só lugar.

Dessa forma, todos os processos podem ser monitorados em conjunto, permitindo a padronização de fluxos de trabalho, redução de erros manuais e tomadas de decisões mais estratégicas com base em dados atualizados.

Já o Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é uma ferramenta direcionada especificamente para o gerenciamento de estoques e armazéns. Seu principal objetivo é otimizar o controle de mercadorias, desde o recebimento até a expedição.

Com ele, é possível mapear a localização exata dos produtos, definir regras para armazenamento e agilizar processos de separação de pedidos e minimizar desperdícios. Essa tecnologia também pode incluir recursos como a automação da movimentação de carga e a integração de coletadores de dados, aumentando a eficiência e a precisão do controle logístico.

Quais são as principais diferenças entre os dois sistemas?

Tanto o ERP quanto o WMS são sistemas que auxiliam na gestão das empresas, cada um com um propósito específico. Enquanto o primeiro foca na integração e automação das diversas áreas do negócio, o segundo é voltado para a organização e otimização da logística nos armazéns. Entenda, a seguir, quais são as diferenças entre as duas soluções.

Abrangência do sistema

Uma das principais distinções entre essas plataformas está no seu escopo de atuação. O ERP é um sistema mais abrangente, que conecta as áreas da empresa, gerando uma visão integrada sobre ela.

Por sua vez, o WMS é dedicado exclusivamente à administração de armazéns, a fim de otimizar os processos logísticos, como armazenagem, separação e expedição de mercadorias.

Finalidade e objetivos

Embora tenham funções complementares, o ERP e o WMS têm objetivos diferentes. Isso porque o ERP permite organizar e padronizar os processos internos de um negócio, garantindo que as informações circulem eficientemente entre os setores. Ele ajuda a controlar custos, automatizar tarefas e melhorar a tomada de decisão.

O WMS, por outro lado, busca aprimorar a movimentação dos produtos no armazém, reduzindo erros operacionais e aumentando a eficiência da cadeia logística.

Controle de estoque e controle de armazém

Os dois sistemas lidam com o estoque. O ERP faz o controle geral dessa área, registrando entradas e saídas de produtos, mas não gerencia a disposição física no armazém.

Nesse sentido, o WMS é mais detalhado, tendo em vista que atua diretamente na organização do espaço, indicando onde cada item deve ser armazenado, facilitando rotas de separação e proporcionando uma expedição mais ágil.

Operação e automação de processos

No que se refere à operação e automação de processo, podemos dizer que o ERP é mais estratégico, colaborando para a gestão empresarial como um todo. Afinal, ele pode automatizar tarefas financeiras, fiscais e comerciais.

O WMS automatiza a operação logística, podendo integrar-se a dispositivos como coletores de dados, códigos de barras e até mesmo os sistemas robotizados para o deslocamento interno das mercadorias.

Integração entre sistemas

O ERP e WMS podem trabalhar juntos. O ERP fornece informações indispensáveis sobre vendas e estoque, já o WMS assegura que os produtos sejam movimentados sem transtornos.

Quando integrados, esses sistemas ajudam a evitar falhas, como divergências no estoque, atrasos na expedição e falta de visibilidade sobre o fluxo de itens armazenados.

Quando o e-commerce deve optar pelo ERP ou WMS?

A escolha entre ERP e WMS depende das necessidades e do momento em que o e-commerce se encontra. Para negócios que estão começando ou ainda têm uma estrutura enxuta, a implementação de um ERP pode ser suficiente para gerenciar a operação de modo integrado, pois ele ajuda a estabelecer processos e centralizar informações.

Nesse estágio, a prioridade é ter uma boa base para crescimento, e essa solução pode trazer a flexibilidade necessária para cuidar dos diferentes aspectos do negócio simultaneamente.

Em se tratando de uma loja virtual que já atingiu um certo nível de complexidade e o foco está em aumentar a capacidade de atendimento e expandir a operação logística, a adoção do WMS pode ser mais estratégica.

Um sistema de gerenciamento de armazém pode ser implementado para resolver desafios pontuais relacionados ao armazenamento e à movimentação de produtos, sem precisar reestruturar o sistema de gestão empresarial.

Outro ponto importante a se considerar é a integração entre as ferramentas. Em empreendimentos que estão em um processo de digitalização mais avançado, a integração do ERP e WMS pode ser uma alternativa mais vantajosa, uma vez que possibilita que ambos trabalhem em conjunto.

Como você pôde perceber, o ERP pode prover dados financeiros e de vendas que o WMS precisa para gerir melhor o estoque, evitando interrupções nas atividades logísticas, o que poderia causar indisponibilidade de produtos, atraso nas entregas, insatisfação do consumidor e, consequentemente, prejuízos financeiros.

Após entender as diferenças entre ERP e WMS, você pode decidir com maior embasamento qual sistema adotar ou integrar ao seu e-commerce. Tenha em mente que essa escolha não se trata apenas de identificar qual plataforma se encaixa melhor às demandas do empreendimento, mas também de pensar estrategicamente no futuro da operação.

Inclusive, ambas as opções podem ser combinadas para maximizar a sua eficiência operacional. A automatização dos processos empresariais e logísticos diminui erros e custos, além de liberar a sua equipe para se dedicar mais a projetos inovadores, capazes de valorizar ainda mais a sua marca.

Quer modernizar a sua logística? Entre em contato com a Estoca e conheça as nossas soluções para o seu negócio!

× Fale com um especialista