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Pós-Black Friday: como fidelizar seus clientes no e-commerce

Pós-Black Friday: descubra como fidelizar seus clientes no e-commerce

Como uma das maiores datas de compras no calendário online, é necessário muito planejamento para garantir que você esteja aproveitando e aumentando o seu alcance durante e pós-Black Friday. 

Mas como você garante que está retendo o tráfego e os fidelizando os clientes depois que essa data termina?

Fidelizar clientes no e-commerce demanda algumas ações específicas para satisfazer o consumidor, estreitar o relacionamento com ele e fazê-lo comprar mais vezes na sua loja virtual – e não somente em datas especiais!

Com planejamento estratégico, você poderá criar maneiras de trazê-los de volta ao seu e-commerce após o grande pico de vendas da Black Friday.

Reunimos algumas dicas simples para te ajudar nesse período de pós-venda para garantir que você esteja preparado para quando as promoções de Natal chegarem.

1. Ofereça ideias de presentes durante o final do ano

A próxima grande data do varejo pós-Black Friday é o Natal e muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que dar de presente, seja em amigos secretos ou até mesmo para familiares. 

Se o cliente tiver uma boa experiência de compra na sua loja online, ele provavelmente retornará para pesquisar estes presentes e você poderá ajudá-los, oferecendo ideias de presentes, montando kits, descontos progressivos e mostrando produtos que continuam em promoção.

Dessa forma, você facilita a vida dele e aumenta as chances de fidelizar mais um cliente!

2. Tenha um bom pós-venda

A experiência de compra não termina na entrega. O produto pode vir com defeito, a encomenda pode atrasar ou o comprador pode precisar fazer uma troca. Problemas acontecem, mas a forma de resolvê-los é o que determina a satisfação – ou não – do cliente.

Oferecer um código de rastreio para que seus clientes possam consultar onde estão seus pedidos é sempre uma boa ideia!

E, importante: especialmente nessa época do ano, pós-black friday ou durante a época do Natal, a entrega precisa ser feita dentro do prazo combinado, para não correr o risco de deixar um amigo secreto ou parente sem presente!

Leia também: Experiência de compra: 8 dicas para encantar o seu cliente

3- Mantenha contato com o cliente 

Para aumentar as chances de fidelizar clientes no e-commerce, você precisa manter a marca ativa na lembrança deles. Para isso, é preciso manter uma comunicação recorrente e não somente durante períodos promocionais como a Black Friday.

Após a compra, você pode sugerir que ele siga a loja nas redes sociais para que acompanhe as novidades, mesmo que não esteja pensando em comprar algo. Além disso, pegue o e-mail dele para enviar mensagens de vez em quando, com dicas e conteúdos interessantes. Dessa forma, o relacionamento não esfria, e você o mantém sempre informado sobre o seu e-commerce.

4. Ofereça mais segurança 

O início do ano significa o início da temporada de devoluções. É uma visão assustadora para muitas lojas, mas também para os clientes, que podem deixar de comprar algo online, por medo de não conseguir trocar caso seja necessário. 

Considere oferecer frete grátis para trocas, mas cobrar uma pequena taxa de frete em caso de devoluções. Talvez também seja uma boa ideia estender sua janela de troca por mais tempo do que sua janela de devoluções.

5. Ofereça benefícios para a recompra

Essa é uma dica de ouro para o período pós-Black Friday! Oferecer benefícios diretos para a próxima compra, como um cupom de desconto, frete gratuito ou um brinde na compra acima de determinado valor, pode fazer o cliente voltar de maneira mais imediata.

Fidelizar clientes no e-commerce é o ponto-chave para o sucesso!

Enfim, fidelizar clientes no e-commerce pode ser um desafio diante do tamanho da concorrência na internet.

Não é fácil criar laços fortes com um consumidor que tem tantas opções de lojas virtuais para comprar. Mas o final de ano e suas datas comemorativas podem ser diferenciais atrativos para você se destacar e oferecer uma boa experiência para o seu cliente.

Esperamos que essas dicas ajudem você a construir relacionamentos com seu público, para que continuem a apoiá-lo nos próximos meses – ou anos – que virão.

Lembre-se, uma estratégia de marketing de Black Friday não é apenas sobre as campanhas que você envia durante esse único fim de semana, mas também sobre como fidelizá-los. 

Para lojas online que procuram ajuda com serviços de logística, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de especialistas para saber como podemos te ajudar!

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