A logística desempenha um papel crucial nas operações empresariais, mas os custos associados podem representar uma parte considerável do orçamento. O desafio é encontrar formas de reduzir os custos logísticos sem comprometer a qualidade do serviço, algo vital para manter a competitividade no mercado.
Pensando nisso, aqui estão cinco estratégias simples e eficazes para alcançar esse objetivo. Vamos lá!
1- Utilize tecnologia para otimizar rotas
Investir em sistemas de logística especializados permite criar rotas mais eficientes, considerando fatores como tipo de carga, destino e tempo de entrega. Isso reduz o tempo e a distância percorrida pelos veículos, economizando combustível e recursos, além de minimizar atrasos devido ao trânsito.
Leia também: Same Day Delivery: o que é e como fazer?
2- Consolide cargas
Consolidar várias cargas menores em uma única carga maior permite um transporte mais eficiente, reduzindo os custos associados. Menos veículos são necessários para transportar a mesma quantidade de carga, resultando em economias tanto no transporte quanto no tempo de entrega. Reduzindo assim os custos logísticos e de transporte.
3- Utilize fornecedores estratégicos
Identifique pontos fracos na sua logística e terceirize esses serviços para fornecedores especializados. Isso reduz custos logísticos, especialmente em áreas que não são o foco principal do negócio. Além disso, esses fornecedores geralmente possuem expertise e tecnologia para garantir entregas rápidas e eficazes.
Leia também: Fulfillment: como aumentar a receita do seu e-commerce
4- Implemente gestão de estoque Just in time
Essa estratégia visa manter apenas o estoque mínimo necessário, reduzindo custos de armazenagem e transporte de produtos desnecessários. Além disso, minimiza os riscos de obsolescência, garantindo que os produtos sejam produzidos ou entregues apenas quando há demanda real.
O que é o Just in time?
Just in time é uma técnica de gestão da produção, que influencia no controle de estoque.
É um tipo de metodologia, projetada para aumentar a eficiência, reduzir custos logísticos e diminuir o desperdício. O sistema just in time ajuda no gerenciamento dos processos encontrados ao longo da cadeia produtiva.
Essa é a técnica responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois.
5- Negocie com os fornecedores
Estabeleça uma relação de parceria com os fornecedores e negocie preços e prazos de pagamento. Isso pode resultar em reduções significativas nos custos logísticos, pois os fornecedores podem oferecer preços mais competitivos e termos de pagamento mais flexíveis. Contratos claros e detalhados são essenciais para garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Leia também: 7 dicas de gestão financeira para salvar seu negócio
Existem muitas estratégias que podem ser implementadas quando se deseja a diminuição desses custos. Neste conteúdo, apresentamos apenas algumas delas e, com certeza, essas dicas irão te ajudar a dar os primeiros passos para reduzir custos logísticos, mantendo a qualidade e aumentando a rentabilidade da sua empresa.
Agora que você viu que é possível, é hora de saber escolher a melhor tecnologia para te acompanhar neste processo. Por isso, é muito importante escolher a ferramenta ideal, que seja voltada para resolver os problemas específicos da sua área logística. Fale com a Estoca e entenda como nós podemos te ajudar nesse caminho de redução de custos.