Se a logística da sua empresa ainda sofre com rotas malplanejadas, custos altos e falhas operacionais, é hora de repensar o uso de uma gestão de frete centralizada. A unificação desse processo não apenas reduz gastos, mas transforma desafios em oportunidades.
Afinal, a centralização do gerenciamento simplifica tanto a configuração quanto a manutenção dos sistemas operacionais, permitindo um melhor compartilhamento de tecnologias. O segredo está em ferramentas como o TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte), que otimiza desde o planejamento de rotas até a integração com ERPs como Bling e VTEX.
Neste post, você vai entender como a gestão centralizada de fretes pode ser um diferencial para impulsionar vendas e fortalecer sua marca no mercado. Vamos nessa?
O que é uma gestão de frete centralizada?
A gestão de frete centralizada é uma abordagem em que todas as decisões e operações relacionadas ao transporte de cargas são concentradas em um único centro de controle dentro da empresa. Ou seja, processos como planejamento de rotas, negociação com transportadoras, monitoramento de entregas e gestão de custos são padronizados em um só lugar.
Para essa missão, uma das melhores ferramentas para beneficiar os processos logísticos é o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), pois ele oferece:
- planejamento e otimização de rotas: auxilia na definição das rotas mais eficientes, reduzindo custos e tempo de entrega;
- negociação com transportadoras: facilita a comparação de tarifas e condições;
- monitoramento de entregas em tempo real: proporciona visibilidade completa das operações, para um maior controle e capacidade de resposta a imprevistos;
- gestão de custos: analisa os seus gastos para identificar oportunidades de otimização de recursos.
Como se pode perceber, a gestão centralizada beneficia todos os setores, seja de uma loja física ou e-commerce. Conforme o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil representaram 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.
Desse total, o transporte foi responsável por 9,3% do PIB, enquanto os custos com estoques aumentaram para 7,0% do PIB, o que demonstra a importância da unificação para a melhoria das entregas.
Quais são os principais benefícios no negócio?
Confira as vantagens de integrar essa gestão ao seu dia a dia — benefícios que vão além da simples organização.
Maior controle sobre os custos de transporte
Com o uso de uma plataforma integrada de gestão de fretes, as transportadoras podem gerenciar pendências relacionadas à submissão e recepção de EDIs, realizar cotações e acompanhar a liberação de pagamentos com total controle.
Dessa maneira, os dados ficam organizados em um só ambiente, facilitando a administração dos embarcadores. Esse aspecto permite uma melhor gestão do processo de contratação de transportes, além de minimizar riscos.
Redução de erros
Em um sistema automatizado, as informações inseridas são processadas precisamente, eliminando riscos de falhas humanas, como erros de cálculo ou omissão de dados. Além disso, a gestão de fretes centralizada viabiliza o acesso ao histórico de transportes, permitindo simulações de valores e proporcionando um controle mais eficiente dos custos para otimizar negociações futuras.
Facilidade na negociação com transportadoras
A comunicação e o compartilhamento de informações entre embarcadores e transportadoras devem ser ágeis, garantindo que nenhum dado seja comprometido.
Com a implementação de um sistema de gestão de fretes, como o TMS, é possível contar com a funcionalidade EDI (Electronic Data Interchange) integrada, que favorece o envio e recebimento de documentos como notas fiscais de transporte, conhecimentos de frete, faturas, ocorrências de entrega e boletins de ocorrência. Essa integração promove uma relação mais clara entre as partes envolvidas.
Melhoria na experiência do cliente
A automação no processamento de dados garante que os prazos sejam cumpridos e que o cliente receba seu produto no tempo esperado, aumentando a confiança na marca.
Adicionalmente, a facilidade na negociação com transportadoras e o controle centralizado dos custos permitem que o negócio seja mais competitivo. Com a integração EDI, por exemplo, a comunicação entre embarcadores e transportadoras se torna mais fluida, resultando em menos problemas para o cliente.
Maior segurança nas operações
Em operações descentralizadas, a verificação da qualificação dos motoristas pode ser inconsistente, elevando o risco de acidentes e danos às mercadorias. Já com uma gestão centralizada, seu negócio estabelece os melhores critérios para a seleção de motoristas e transportadoras.
Afinal, com a implementação do rastreamento, como sistemas de GPS integrados, será possível obter visibilidade completa para a detecção de problemas como desvios de rota, paradas não autorizadas ou comportamentos inadequados dos motoristas.
Por que a centralização dessa gestão é um diferencial competitivo?
Com essa modalidade de gestão, será possível desfrutar de soluções personalizadas principalmente no e-commerce, em que a qualidade do serviço prestado faz toda a diferença. Acompanhe a seguir como essa abordagem é importante.
Integração com ERPs
Entre as diversas integrações disponíveis, destacam-se Bling, Tiny, Tray, VTEX e Ideris, que auxiliam na unificação das vendas e na gestão operacional.
Inclusive, aqui na Estoca você também tem a possibilidade de acompanhar o mercado com uma tabela de frete competitiva e serviços de coleta em regiões. Também oferecemos soluções de fulfillment, cuidando de todo o processo logístico, desde o empacotamento até a entrega ao cliente final.
Dashboard fluido
Os vendedores que utilizam uma gestão centralizada têm à disposição um painel de controle intuitivo que unifica as principais informações sobre o desempenho operacional de seus negócios. Além disso, também será possível contar com recursos que auxiliam as lojas parceiras no desenvolvimento de estratégias mais precisas.
Um exemplo é a disponibilidade de análise de competitividade, que aponta se os preços dos itens cadastrados são competitivos em relação ao mercado, permitindo ajustes para aumentar as chances de venda.
Como vimos, a gestão de fretes é mais do que uma tendência, é uma necessidade para empresas que buscam eficiência, redução de custos e um diferencial competitivo no mercado. Com a tecnologia certa, como os sistemas TMS e a integração com ERPs, seu negócio pode impulsionar as operações logísticas, minimizando erros e garantindo entregas em tempo recorde.
Outro tema que não pode ficar de fora é o cálculo do frete para o seu e-commerce. Quer dominar esse assunto? Então confira: como calcular frete do seu e-commerce e entenda o que são custos de envio.