Dicas para tornar seu e-commerce confiável

Dicas para tornar seu e-commerce confiável

Para aumentar suas chances de vendas, você precisa transparecer confiabilidade e seriedade, mas quais ações podem te ajudar a alcançar esses pontos? Ao contrário de entrar em uma loja física onde os clientes podem conversar com outra pessoa sobre seus produtos, as lojas online precisam encontrar outras maneiras de se envolver com seus clientes. Para isso, é essencial ter um e-commerce confiável e transparente.  

Empresas com políticas operacionais transparentes e fáceis de entender são consideradas mais confiáveis​, o que incentiva o investimento do consumidor. Afinal, ninguém compra nada em um site que não pareça confiável, né?

Neste artigo veremos algumas maneiras simples de como seu e-commerce pode operar de maneira transparente e assim conquistar a fidelidade de seus clientes. Vamos lá! 

Como tornar os processos mais visíveis para um e-commerce confiável? 

Nenhum empresário que deseja permanecer no mercado por muito tempo, inicia uma empresa com a intenção de construir uma reputação questionável.

A concorrência entre os varejistas online é difícil, mas além de garantir preços competitivos e um site responsivo, desenvolver confiança e lealdade deve ser uma prioridade se você espera gerar uma base de clientes satisfeitos e garantir o sucesso a longo prazo.

Se você deseja que seu e-commerce reflita a honestidade e a integridade de sua empresa, mas não sabe por onde começar, vou te dar algumas dicas 👇

Tenha preços bem definidos

Pode parecer óbvio, mas ter uma estrutura de preços clara para seus produtos é um dos princípios básicos para tornar suas práticas de negócios mais transparentes.

Certifique-se de que suas informações de preços incluam quaisquer custos adicionais que o consumidor possa ter ao fazer o pedido do produto.

Também é legal destacar caso o produto tenha seu preço reduzido, com uma oferta pontual. Destaque o valor original e o valor atual para que não haja dúvidas na hora da compra e das pesquisas dos consumidores.

Mas, claro, não minta para os seus clientes sobre o valor original do produto e nem forneça diversas promoções com valores muito diferentes entre si. Para ter um e-commerce confiável é imprescindível ter uma comunicação verdadeira!

Deixe as opções de pagamento visíveis

As compras online estão cada vez mais populares. Mas muitos clientes ainda são cautelosos ao usar métodos de pagamento online.

Não importa como você decide processar os pagamentos (cartão de crédito, boleto, pix etc.), certifique-se de fornecer informações detalhadas e claras.

Os clientes não gostam de perder tempo pesquisando informações em seu site, se não encontrarem rapidamente, é mais provável que eles simplesmente abandonem o pedido e procurem o site de um concorrente.

Forneça descrições de produtos precisas

Todas as descrições de seus produtos devem ser o mais detalhadas possível para evitar confusão.

Descrições enganosas podem destruir a confiança da marca e levar a diversas reclamações de clientes e críticas negativas, ocupando um tempo precioso das áreas administrativas e de atendimento.

Forneça sempre detalhes sobre os produtos. Por exemplo: tecido da roupa, medidas do item, fórmula do produto, como armazenar ou lavar, tamanho e peso, etc. 

Informe como funciona sua política de troca e reembolso

Ter uma política de troca e reembolso clara e em destaque dentro do seu site é muito importante! Quanto mais detalhada for, maior a probabilidade de os clientes finalizarem uma compra, pois se sentirão mais seguros caso haja a necessidade de trocas.

Inclua detalhes de envio

Não se esqueça de incluir todas as suas informações de envio. Caso você ofereça entrega para o dia seguinte, deixe claro que há uma taxa para isso, por exemplo. 

Fornecer uma rastreio de encomendas ajudará a gerenciar as expectativas dos clientes e também reduzirá o número de e-mails e ligações que você recebe de pessoas que querem saber onde está determinada encomenda. Esse é um ponto mega importante se você quer ter um e-commerce confiável! 

📦 Saiba mais: Conheça o Rastreio por WhatsApp da Estoca

Dessa forma você desafoga sua equipe de atendimento que pode ficar focada em atender a outras dúvidas dos clientes e ser mais ágil nesse processo.

Como fica a visibilidade e transparência na logística?

Para o comércio eletrônico, o gerenciamento eficaz da logística é ainda mais essencial.

A otimização de processos, desde a boa comunicação com os fabricantes até a previsão dos níveis de demanda, pode afetar toda a sua estratégia de e-commerce até a entrega para o cliente.

Uma entrega bem gerida, com dados claros e precisos permite que você ofereça aos seus clientes um melhor serviço, ao mesmo tempo que reduz os custos do seu negócio e aumenta as receitas.

Para seus clientes, a visibilidade é ainda mais importante, afinal os consumidores modernos querem atualizações confiáveis ​​e serviços de rastreamento que permitam uma visão clara das etapas.

Fornecer esses serviços é a melhor forma de construir a confiança do cliente e garantir que os compradores retornem à sua loja no futuro.

📦 Saiba mais: Como fazer logística para e-commerce?

Como faço para ter um e-commerce confiável?

Os maiores desafios dos e-commerces D2C atualmente são: gerenciar o crescente número de pequenos pedidos individuais com o apoio de processos logísticos e automação, acompanhar as etapas do processo e tratar todas as informações em um único sistema.

Somente o rastreamento de todo o fluxo logístico, incluindo o gerenciamento do estoque, pode fornecer informações confiáveis e se as datas de entrega contidas no pedido ainda podem ser cumpridas.

A melhor solução para isso pode ser um parceiro logístico que ofereça um serviço de entrega fulfillment, ou seja, empresas que operam da armazenagem à entrega, para que você se preocupe apenas com as suas vendas.

Empresas como a Estoca realizam o armazenamento dos seus produtos em locais seguros e adequados, oferecendo toda a transparência desse processo para a sua empresa e, consequentemente, para os seus clientes.

Quando você realiza uma venda, nós ficamos responsáveis pela identificação, separação e empacotamento do pedido. Neste momento, tanto a sua loja quanto o cliente tem total visibilidade do processo de entrega.

Além disso, nós temos um serviço chamado Raio X, onde no momento de empacotamento é disparado uma foto dos itens sendo embalados – tanto para você, quanto para o seu cliente.

Feito isso, realizamos o despacho para nossos entregadores homologados, com romaneio de postagem, para garantir a segurança dos produtos e da entrega em si.

Assim, seu produto chega ao cliente final, dentro do prazo e com todo o cuidado e transparência que ele merece e deseja!

Se você está em busca de deixar o seu e-commerce confiável, converse com nossos especialistas, entenda melhor as nossas soluções e como elas podem te ajudar a fidelizar seus clientes!

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