fbpx

E-commerce D2C: o que é, vantagens e como estruturar a logística

E-commerce D2C: o que é, vantagens e como estruturar a logística

Atualmente, com a transformação digital, as indústrias se viram na necessidade de ter o seu próprio comércio digital. Assim, elas precisaram decidir para qual público elas iriam vender – B2B, B2C, C2C, D2C… Certamente você já ouviu falar de alguma dessas modalidades de comércio eletrônico. Dentre as principais, uma que tem ganhado bastante relevância é o modelo e-commerce D2C (Direct to Consumer).

Muita dessa popularidade vem da grande tendência que é este modelo e também a outros fatores como as mídias sociais, os preços mais acessíveis, melhores políticas de atendimento ​​ao cliente e muito mais.

Esse crescimento aconteceu tão rapidamente que, algumas dessas empresas, perceberam que gerenciar seus próprios processos como estoque, pedidos e entrega, acabaria por desacelerar seu crescimento.

Por este motivo, muitas optaram por terceirizar o seu processo logístico, retirando o atendimento de pedidos de suas mãos e permitindo com que foquem em seu core business, deixando toda a gestão logística para quem entende.

Leia também: Fulfillment: o que é e como funciona?

Além do ganho de tempo, fazer esse tipo de parceria permite também que os e-commerces D2C possam oferecer assistência e suporte semelhantes aos de grandes empresas, aproveitando serviços e recursos, como entregas mais rápidas e automação de atendimento.

Continue a leitura para saber mais sobre a logística para e-commerce D2C e descubra como implementar essa solução na sua empresa!

O que é um e-commerce D2C?

D2C é uma sigla para Direct to Consumer (direto ao consumidor, em português). Trata-se de um modelo de negócios no qual uma indústria vende seus produtos diretamente para os consumidores finais, sem o uso de intermediário.

Ou seja, o fornecedor vende sem a intermediação de nenhum varejista, atacadista ou marketplace.

Isso se torna cada vez mais possível e mais barato com o avanço da tecnologia, onde um produtor pode criar seu próprio e-commerce e vender diretamente aos seus clientes.

Essa redução de custos reflete diretamente no preço dos produtos, o que pode atrair ainda mais clientes, incentivando os donos de negócio a investirem cada vez mais nesse modelo. 

Vantagens do e-commerce D2C

Menor burocracia

Criar um negócio direto ao consumidor hoje está mais fácil do que nunca. Inúmeras plataformas de comércio eletrônico como Shopify e WooCommerce, tornaram o processo incrivelmente simples.

Tudo o que os proprietários das empresas precisam fazer é escolher uma plataforma que considerem mais conveniente, criar uma conta, definir a estratégia, e pronto! A empresa estará pronta para começar a vender.

Relacionamento com o cliente 

O modelo de negócio D2C também dá às empresas um maior controle sobre a imagem da sua marca.

Vender direto ao cliente permite que a empresa possa garantir que cada ponto de interação com os clientes, realmente reflita os valores da empresa. Dessa forma, os usuários poderão ter maior conexão com a marca em si, em vez de um intermediador.

Redução de custos

O D2C reduz o número de intermediários no fluxo de distribuição, facilitando o caminho do produto até o consumidor e reduzindo os custos do processo de venda. Dessa forma,é possível cobrar preços mais competitivos, conquistar mais clientes e, ainda, aumentar a lucratividade do negócio. 

E por que os clientes preferem e-commerces D2C?

Preços mais baixos

No varejo tradicional, cada produto passa por uma longa cadeia de suprimentos.

Entretanto, no modelo de e-commerces D2C, não há intermediários que aumentem o custo dos produtos, fazendo com que o preço fique significativamente mais baixo para o cliente final.

Políticas centradas no cliente

Processamento de reembolsos, trocas e devoluções são muito mais fáceis de serem realizadas quando você trabalha diretamente com a empresa que fez o produto.

Empresas em expansão que vendem diretamente ao consumidor, geralmente são conhecidas por terem políticas centradas no cliente. Elas sempre vão além para garantir que seus clientes estejam satisfeitos.

Maior garantia da qualidade

Quando os clientes compram em grandes marketplaces, eles podem facilmente se deparam por produtos falsos ou de baixa qualidade.

Por outro lado, quando eles compram no site de uma marca específica, eles sabem exatamente quem fez, do que é feito e onde são feitos os produtos.

Por que terceirizar a logística de um e-commerce D2C?

Terceirizar a sua gestão logística oferece diversas vantagens que podem melhorar a confiabilidade e a lucratividade da sua empresa.

Entretanto, a chave para tirar o máximo proveito dessa parceria é encontrar o parceiro logístico certo para atender às necessidades exclusivas de sua empresa.

Conheça alguns motivos para apostar no fulfillment terceirizado:

1. Reduzir custos

Tentar estruturar e administrar toda a cadeia logística de sua empresa internamente, é uma operação cara que requer grande experiência para garantir que você não desperdice tempo e dinheiro.

A maior vantagem de terceirizar o gerenciamento de logística é reduzir os custos associados ao armazenamento, despesas com funcionários, atendimento e envio.

Ao contratar uma empresa profissional como a Estoca, você pode confiar em nossa experiência para ajudá-lo a otimizar seus processos de atendimento e reduzir suas despesas relacionadas à logística.

Ter sua gestão logística simplificada também o tornará mais competitivo, possibilitando a oferta de fretes mais acessíveis para seus clientes, por exemplo.

Leia também: Benefícios fiscais para e-commerces em Extrema – MG

2. Entregas mais rápidas

A terceirização de seus processos de atendimento, estoque e entrega para uma empresa que entende do assunto, permitirá que você forneça remessas mais rápidas e confiáveis ​​para seus clientes.

Pensando no cenário competitivo de e-commerces D2C, adotar estratégias que te tragam vantagens competitivas é essencial para se destacar.

Contar com uma ampla rede de remessas possibilita que você ofereça vantagens como ofertas especiais aos seus clientes, frete grátis e entregas expressas.

Leia também: Same Day Delivery: o que é e como fazer?

3. Maior flexibilidade

Ter um parceiro logístico facilitará a adaptação às mudanças na demanda de uma empresa.

Ao terceirizar, você pode reduzir ou expandir seu estoque sem ter que se preocupar em fazer alterações em seu espaço de armazenamento ou número de funcionários.

Você também tem acesso a uma extensa rede de centros de atendimento, portanto, quando estiver pronto para crescer em um novo mercado, seu parceiro já o terá coberto.

4. Mais tempo para focar no seu crescimento

E não podemos deixar de comentar sobre um dos maiores motivos pelos quais as empresas buscam por terceirização, de qualquer tipo de serviço: focar no seu core business.

Ao terceirizar sua cadeia de suprimentos, você não apenas economiza dinheiro, mas também um recurso muito mais valioso: seu tempo.

Em vez de dedicar sua energia aos serviços de armazenamento, atendimento e entrega, você pode dedicar mais tempo às mudanças nas condições do mercado e nas preferências do consumidor, por exemplo.

Aqui na Estoca, nós apoiamos o crescimento de nossos clientes oferecendo um serviço logístico fulfillment completo. Neste processo, cuidamos de diversos pontos, como o recebimento, armazenamento, separação, preparação de pedidos, embalagem, faturamento e expedição.

Além disso, entregamos visibilidade de todo processo, desde a entrega dos produtos em nossos galpões, até a entrega para o cliente final.

Dessa forma, auxiliamos nossos parceiros que possuem e-commerces D2C a expandir seus negócios para novos locais e sua operação como um todo.

Quer saber mais? Fale com a gente e conheça nossos serviços – entrar em contato.

× Fale com um especialista